Só de saber que você terá que compartilhar informações, muitas vezes confidenciais, com a assessoria de imprensa mostra o quão sensível deve ser essa escolha.
Mas, com tantas opções e recomendações, qual a melhor forma de identificar que você está lidando com profissionais confiáveis e que de fato atuam da forma desejada?
Separamos algumas dicas que podem te ajudar! Aliás, como as informações hoje em dia são disseminadas em questão de segundos pela internet, as empresas que optam por contratar assessores de imprensa não estão “se dando ao luxo” de contar com esse tipo de serviço. Tais instituições simplesmente entenderam a importância de contar com assessores especialistas e de confiança.
Guia de Conteúdo
Dicas de como conduzir sua escolha
É interessante seguir alguns passos fundamentais para guiar sua escolha e não se perder no processo:
- Não deixe se levar pela estrutura das grandes agências ou por uma retórica de autopromoção. Contrate uma assessoria com base nos trabalhos executados, no portfólio da empresa ou de seus gestores.
Você pode até solicitar exemplos de cases, resultados conquistados e soluções adotadas para momentos de crise para se sentir ainda mais confortável com a escolha;
2. Leia, ainda que pela internet, algo que tenha sido produzido pela agência e avalie a qualidade do material. Sendo possível, busque referências de clientes ou até depoimentos de funcionários sobre como é trabalhar naquela agência (há sites disponíveis na internet para consulta);
3. Todo trabalho de comunicação tem limitações, porque depende de terceiros, a exemplo de formadores de opinião e da própria audiência. Sabendo disso, faça perguntas e, como consumidor, avalie se há transparência, realismo e franqueza nas respostas.
Busque por pessoas autênticas. Essa identificação é determinante para selar o comprometimento de parceria duradoura entre a assessoria de imprensa e a sua empresa;
4. É um engano pensar que as assessorias diferenciam-se pelo mailing de jornalistas ou pelos setores que atendem.
No primeiro caso, as assessorias qualificadas recorrem a programas de mailing atualizados com frequência. No segundo, a competência não é restrita a um tema.
Uma assessoria de imprensa eficiente estará apta a promover a comunicação e a criar conteúdo seja qual for o ramo de atuação do cliente: se for uma lawtech, escolha uma assessoria focada nisso. Se for um lançamento de curso de pães de fermentação natural, escolha uma assessoria de gastronomia, se for para uma agência digital, escolha uma assessoria de tecnologia.
Por que não ficar sem uma assessoria de imprensa?
Se você já tentou contratar uma assessoria de imprensa sem saber do que se trata esse tipo de serviço ou com a intenção de ter uma ferramenta para restabelecer a saúde financeira da sua empresa, obviamente não deve ter tido uma boa experiência!
Contratar por contratar não vale a pena e qualquer trabalho sem objetivo traçado não funciona. Isso não é incompetência de quem o fez, mas é a consequência de não ter um ponto de partida.
Não estamos dizendo que o momento certo para contratar uma assessoria de imprensa é específico e regra para todos os casos. Pelo contrário! Cada empresa ou cliente das agências de assessoria passam por fases diferentes, têm metas diferentes e conversam com um público diferente.
Você precisa saber de fato com que esses profissionais trabalham para saber como podem te ajudar.
Por exemplo, se a sua visão de assessoria de imprensa ainda é voltada para práticas antigas e não convertidas para o meio digital, você não vai conseguir identificar nunca um momento ideal para aplicar um projeto com assessoria de imprensa.
Esse meio mudou e ainda está em mudanças. Por isso, você precisa entender como os assessores podem te ajudar com base no contexto atual.
Para ter sucesso você precisa definir algumas coisas como: as ambições com a sua marca, criar canais de comunicação com seu público-alvo, se posicionar, expandir negócios e estratégias para conseguir essa expansão, fortalecer a imagem de sua empresa e agregar as operações.
Por todos esses motivos, você precisa ter assessores de imprensa!