No momento, você está visualizando O que é televisão IPTV e como funciona?

O que é televisão IPTV e como funciona?

Você já se perguntou o que exatamente é IPTV? Quais são as diferenças entre IPTV e tecnologia de vídeo na Internet, também chamadas de OTT?

Se você estiver familiarizado com o consumo de TV pela Internet, talvez tenha encontrado o termo IPTV em mais de uma ocasião. Eles são o acrônimo de Internet Protocol Television: é um sistema de transmissão de sinais de TV através de conexões de banda larga baseadas no protocolo IP.

Se você é usuário de um pacote Movistar TV, Vodafone ou outra operadora de telecomunicações, sua TV pode funcionar através de IPTV, sabia? Baseia-se na transmissão de sinais de vídeo em streaming e é uma mudança significativa na maneira como os usuários acessam e aproveitam o conteúdo.

Enquanto na TV tradicional os usuários só podem escolher entre as opções agendadas, na IPTV é o usuário quem seleciona a programação, o que amplia bastante a personalização do conteúdo.

Diferenças entre IPTV e OTT

Neste ponto, e antes de mergulhar em IPTV pode ser muito necessário diferenciar aqui os conceitos de IPTV e OTT, o mundialmente conhecido como televisão pela Internet: IPTV e OTT são dois termos que muitas vezes são muitas vezes confuso e usados ​​alternadamente, mas não eles são os mesmos, embora esteja baseado na mesma idéia.

OTT é a sigla para Over the top, também conhecida como Internet TV, e refere-se à transmissão de streaming de vídeo através da rede, mas sem infraestrutura adicional, sem ter uma largura de banda dedicada, sempre condicionada pelo dispositivo em que é tocada e pela qualidade de sua conexão. Portanto, é um ambiente menos controlado e tem um caráter mais aberto, não há qualidade mínima garantida.

Quando você consome Internet TV, está utilizando a largura de banda normal da conexão, portanto, compartilha o consumo da largura com a navegação na Web, o download de arquivos e outras atividades comuns de um PC conectado à Internet e está sujeito à Flutuações técnicas do envio e recebimento de pacotes de dados.

Este modelo é usado por aplicativos populares de vídeo sob demanda, como Yomvi, Netflix ou Wuaki. A Internet TV está disponível em qualquer lugar onde haja conexão.

A IPTV, por outro lado, é desenvolvida em sua própria rede privada, um ambiente fechado e controlado que possui uma largura de banda dedicada e específica, o que garante a qualidade das transmissões, além de oferecer mais canais.

Nesse sentido, é semelhante ao tradicional satélite ou TV a cabo. Normalmente, a IPTV está nas mãos das operadoras de telecomunicações operando em áreas geográficas definidas e, portanto, seu conteúdo só pode ser acessado se o serviço for contratado, mas como veremos mais adiante, ele também pode ser acessado por um PC ou telefone celular.

O normal é que elas são redes seguras gerenciadas pelo mesmo provedor de serviços que exigem investimentos significativos em dinheiro. Para assistir a IPTV, você normalmente precisará de um decodificador, que é fornecido pelo operador que fornece o serviço.

O preço também é uma diferença determinante : enquanto o conteúdo da Internet TV é, em muitos casos, gratuito, embora a oferta de conteúdo pago neste modelo esteja crescendo, na IPTV uma taxa mensal para serviços é normalmente paga.

Requisitos técnicos

Para que o IPTV funcione, há uma série de requisitos técnicos, uma infraestrutura inteira que, como vimos, é fornecida pelas principais operadoras de telefonia. Também não é uma questão de transformar isso em uma lista infernal de detalhes técnicos, então você só precisa conhecer algumas diretrizes e investigá-las se realmente quiser saber mais sobre a parte técnica do processo:

  • Largura de banda: De um modo geral, IPTV pode ser desenvolvido em dois tipos de canais diferentes, que exigem mais ou menos largura de banda, também à custa do formato de compressão e codificação usado em vídeo. É necessário ter uma boa conexão com a Internet, já que não é o mesmo ter uma conexão ADSL como uma conexão de fibra. No primeiro caso, 3Mb da largura de banda contratada é sempre reservada para o sinal de vídeo, enquanto que no caso da fibra, o sinal passa pela sua própria largura de banda e não subtrai nada da capacidade contratada. Somente neste último modelo a emissão ininterrupta de conteúdo HD pode ser garantida, independentemente dos dispositivos conectados ou das tarefas que estão sendo executadas.
  • Relação sinal-ruído maior que 13dB : necessária para garantir a estabilidade da transferência de arquivos. Este valor, quanto maior, melhor.
  • Atenuação inferior a 40 dB : quantidades maiores podem causar quedas constantes no serviço.

A popularidade do IPTV<

Uma vez que conhecemos melhor o que é a IPTV e como ela funciona, é impossível não fazer a pergunta: por que esse tipo de transmissão na Internet é tão popular e por que a proliferação de programas e aplicativos é veiculada? Bem, não mais ou menos do que a pirataria de conteúdo.

Durante os últimos anos, surgiram muitos receptores de IPTV pirateados que, por um pequeno investimento, permitiam aos usuários hackear o sinal. Os receptores de IPTV são legais, porém não é sua venda com software pré-instalado que permite que o sinal seja pirateado diretamente, e isso tem sido um importante foco de negócios nos últimos tempos até que em 2017.

Referencia deste artigo: http://sempreiptv.com/