5 medidas para aumentar as vendas do seu comércio eletrônico

5 medidas para aumentar as vendas do seu comércio eletrônico

Atualize-se e coloque-se sempre no lugar do cliente. É o princípio básico que o ajudará a impulsionar seu negócio online. Apostar no omnicanal, trabalhar em SEO, facilitar para você encontrar tudo o que procura no seu site e cuidar do comprador, são algumas estratégias que você deve aplicar nos próximos 12 meses se quiser alcançá-lo.

Fazendo números, negociando com fornecedores, controle de estoque, gerenciando pedidos… geralmente o dia a dia te deixa sem tempo para analisar e repensar tudo que poderia ser melhorado em seu e-commerce. O Ano Novo é a desculpa perfeita para fazer isso e se você não sabe por onde começar, o Vocca Sapatos oferece cinco dicas que o ajudarão a vender mais:

1. Aplicar omnicanal

Se você tem um canal de vendas online e outro offline e ainda não os unificou, não deixe passar mais um ano sem fazer isso. O Omnichannel no comércio eletrônico é muito importante para que o cliente fique satisfeito. Para além da venda concretizada e da sensação de compra fácil e ágil que nos ofereceu, o omnicanal permite melhorar a imagem da marca e aumentar a eficácia da gestão comercial.

2. Invista em SEO

Ter um bom produto ou serviço é inútil se os clientes não acessam seu site. Investir em publicidade ajudará você a obter tráfego, mas apenas em tempo hábil, enquanto seu anúncio estiver ativo, mas investir no posicionamento de sua página terá retorno no médio e longo prazo. Trabalhar no SEO, ou seja, otimizar as palavras do seu site para melhor se posicionar nos buscadores, garante que seus produtos cheguem ao cliente na hora de sua busca na rede.

3. Melhore a imagem do seu produto

Proponha que neste ano todos os produtos ou serviços que oferece na sua loja virtual tenham o carinho que merecem. Ou seja, que todas as imagens de comércio eletrônico sejam de qualidade e tenham o máximo de informações disponíveis: revisão, medidas, características de fabricação, formatos disponíveis, medidas de embalagens e até opiniões de outros compradores.

Os consumidores estão cada vez mais informados porque a Internet permite que eles comparem e pesquisem diferentes fontes, tornando mais fácil para eles encontrarem tudo o que procuram em seu site.

Também é uma boa oportunidade para fazer vendas cruzadas, mostrando outros produtos ou serviços complementares ao lado de cada produto. Além de ter outra oportunidade de venda, você oferece ao cliente valor agregado, pois evita ter que pesquisar novamente em seu catálogo.

4. Fidelize seus clientes

Muitas vezes focamos tanto esforço em conseguir novas visitas e vendas que esquecemos de cuidar de quem já comprou no nosso e-commerce. Este é um erro importante se considerarmos que as estatísticas comerciais indicam que a possibilidade de vender a um cliente recorrente é nove vezes maior do que a um novo cliente.

Este ano, implemente estratégias que lhe permitam cuidar do comprador que já retirou algo da sua loja: ofertas exclusivas, envio de newsletters para futuras compras, cross-selling, peça a opinião deles sobre o produto ou serviço adquirido, aproveite as informações que você tem deles para fazer remessas personalizadas para seu aniversário ou aniversário de registro em seu site, etc.

5. Elimine pontos de atrito em seu site

Detectar e solucionar os pontos de atrito é essencial para vender mais no seu e-commerce, principalmente no processo de pagamento. Um estudo recente do Facebook indica que 43% dos internautas na Espanha comprariam um produto online se o processo fosse mais fácil.

Certifique-se de que isso não aconteça em seu negócio, tendo um portal de pagamento que permite ao cliente pagar com o cartão de crédito ou débito de sua escolha e até contratar um serviço recorrente assinando com o mesmo cartão, sem a necessidade de ter conta em banco número.

Ter um sistema que permite armazenar os dados do cliente para que você não precise inseri-los novamente no futuro, por exemplo, também é uma garantia de uma melhor experiência do cliente em seu site.