O mundo em que vivemos é cada vez mais norteado pelos dispositivos digitais. Então, nada melhor para uma empresa que almeja sucesso que entender como atrair os seus clientes através do marketing digital.
Para isso, é necessário o entendimento de algumas técnicas que podem modificar positivamente o rumo de seu negócio, chamando a atenção de novos consumidores para seus produtos e serviços.
Estas englobam o planejamento de todas as estratégias que serão utilizadas para a divulgação da marca. Elas deve ser acompanhadas diariamente para que haja certeza de que o trabalho está dando os frutos esperados.
Além disso, caso algum quesito não esteja de acordo, é necessário averiguar qual é o problema para que, posteriormente, os ajustes necessários possam ser realizados. Assim, busca-se obter a perfeição no desenvolvimento de sites, aplicativos e outras plataformas digitais.
Mas que técnicas são essas? Bom, a grande verdade é que muitos empreendedores digitais já possuem um prévio conhecimento sobre elas. Entretanto, a grande maioria deles não faz idéia de qual delas escolher para botar em prática.
Pensando nisso, nós elaboramos uma lista com 11 elementos importantes que podem te auxiliar a atrair um maior número de clientes e ter mais sucesso em seu empreendimento.
Vale lembrar que não existe um procedimento específico para cada negócio. O diferencial é a maneira como ele é aplicado.. Então acompanhe atentamente as opções que separamos e escolha qual delas é a melhor para você e sua empresa.
Guia de Conteúdo
1- Use e abuse das mídias sociais
Elas surgiram com o intuito de serem um meio de entretenimento. Contudo, já faz tempo que as mídias sociais deixaram de ser uma ferramenta para bater um papo com os amigos ou simplesmente assistir à vídeos engraçados de animais.
Nos dias de hoje elas são observadas pelas corporações com um outro olhar. Elas enxergam que as redes sociais podem ser um excelente meio para uma troca de idéias e informações entre a empresa e seus clientes.
2- Crie um blog
Os blogs se apresentam como uma excelente maneira de atrair clientes para o seu negócio de maneira orgânica. Além disso, neles você pode publicar diversos artigos respondendo desde as dúvidas mais básicas até as mais complicadas, o que os destaca como ideais para uma comunicação objetiva entre a empresa e o cliente.
3- Utilize técnicas de SEO
Essa dica é bastante importante, pois não adianta nada ter um blog recheado de conteúdo informativo e relevante se ele receber poucos acessos.
Assim, você deve utilizar as técnicas de SEO para que seu site fique situado entre os primeiros do google, recebendo muitos acessos.
4- Inbound Marketing
Aqui encontramos uma das técnicas mais eficientes que existem para atrair novos clientes. O Inbound Marketing consiste em atrair as pessoas por meio de ações muito bem planejadas.
Ele se diferencia bastante do marketing tradicional, que está constantemente atrás dos consumidores, e talvez por conta disso o seu sucesso seja tão grande.
5- Produza vídeos criativos
Criar conteúdo audiovisual, apesar de ainda não ser tão popular entre as empresas, pode ser uma excelente maneira de fazer com que o seu negócio cresça consideravelmente. Isso ocorre pois eles são extremamente dinâmicos, dialogando de maneira direta com o público.
Além disso, você pode contratar profissionais especializados para realizar a produção, captando um conteúdo com qualidade diferenciada, que chamará a atenção dos telespectadores.
6- Mídia digital out of home
Se você já visitou ou viu fotos da cidade de Nova York, certamente deve conhecer a Times Square. A área, formada por diversos cruzamentos e letreiros luminosos pode ser definida como o resumo do conceito de out of home.
O objetivo dos letreiros é fazer propaganda dos mais variados produtos e serviços. Apesar de nosso país não contar com uma localidade semelhante, ainda é possível utilizar painéis de elevadores e até mesmo outdoors para realizar uma propaganda e impulsionar o seu negócio.
7- Links patrocinados
Outra estratégia largamente utilizada são os links patrocinados. A idéia aqui é colocar um anúncio de seu site vinculado a outras páginas da internet que, de preferência, abordem alguma temática relacionada ao seu negócio.
8- Divulgue sua marca em rádios, revistas, jornais, etc
Assim como a já citada mídia digital out of home, divulgar o seu negócio em veículos de comunicação em massa também pode ser uma excelente alternativa para aumentar sua visibilidade.
9- Realize eventos
Independentemente da natureza de seu negócio, é interessante que você faça eventos sempre que possível. Isso serve para que você possa interagir com o mercado, além de ser uma excelente maneira de divulgação de sua marca.
10- Consiga parcerias
Conseguir parcerias, principalmente quando falamos sobre o meio digital, é uma magnífica maneira de impulsionar o seu negócio. Isso porque a partir delas você pode aumentar o alcance de sua empresa.
Entretanto, o interessante dessa estratégia é visar potenciais parceiros que podem alavancar a sua empresa, ou seja, aqueles que já possuem um relativo sucesso, afim de te ajudar a conseguir mais clientes.
11- Promoções
Por último e não menos importante, elabore promoções que incentivem as pessoas a comprarem a maior quantidade possível de seu produto.
Ao fazer isso você ainda incentiva com que eles levem novos clientes para sua loja. Outra técnica bastante utilizada são sorteios de brindes realizados nas redes sociais, estratégia que muitos perfis usam para ficar conhecidos e ganharem novos seguidores.