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Como organizar um orçamento para investir em ADS

Muitas empresas não confiam no investimento em marketing online, preferindo o velho boca a boca ou algum tipo de publicidade off-line, como cartazes e panfletos. O argumento para não investir? Que o ADS traz mais custos do que benefícios!

Após a pandemia, muitas empresas tiveram que reduzir gastos, e qual o primeiro corte na maioria das vezes? Investimentos em mídias sociais e ADS. Não caia nesse golpe! Há muitos estudos mostrando que marcas investindo em momentos de crise crescem mais.

Outro motivo comum para não confiar nesse investimento é por já ter contratado alguma empresa que não conseguiu realizar um bom trabalho, fazendo você sair no prejuízo – muito comum. 

Trabalhar com ADS não é tão simples quanto parece, já que é preciso ter dados concretos e confiáveis, ou seja, é preciso um bom planejamento para estabelecer estimativas realistas – o cálculo é essencial na hora de traçar as metas!

Continue o texto e entenda tudo sobre o melhor caminho para prosperar sua empresa. 

O que são ADS? 

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é exatamente o ADS: é uma palavra do inglês que significa anúncio, representando uma mensagem para promover um produto, serviço ou ideia através da internet. 

Vantagens de investir em ADS 

Há diversas vantagens de investir em ADS. Vamos a algumas delas: 

Você conseguirá segmentar seus anúncios, atingindo pessoas com interesses específicos através de palavras-chave, local do anúncio, idade, idioma, etc. 

Você conseguirá controlar os gastos já que não há um valor mínimo, podendo escolher por mês, por dia ou por anúncio, pagando apenas quando alguém clicar em seu anúncio.

Conseguirá também avaliar o seu sucesso, acompanhando o que está fluindo melhor e melhorando os pontos fracos. 

Onde podemos colocar ADS?

Agora que entendeu as vantagens, veja onde colocar seus anúncios:

Google Adwords: seu anúncio aparecerá em todos os sites e blogs que permitirem esse funcionamento. Você especifica uma lista de palavras-chave e o Google exibe seu anúncio às pessoas que fizerem buscas por esses conteúdos. Você também pode segmentar esse público por gênero, idade, localização, entre outros.

Facebook Ads: aqui o funcionamento é parecido com o do Google, tendo a diferença de divulgar seus anúncios apenas na plataforma. Eles serão exibidos na barra lateral, no feed e em posts patrocinados.

Pinterest Ads: faz parte da plataforma Pinterest. Você poderá criar anúncios patrocinados e impulsionar os pins ou publicações. 

Como organizar seu orçamento? 

Mesmo o planejamento saindo como planejado (ou não), é preciso organização e revisão. Bons planos te ajudarão a conduzir o orçamento de forma equilibrada e segura, testando novas possibilidades.  

Uma pesquisa da CMO Spend Survey de 2018/2019 mostrou que empresas costumam reservar cerca de 11,2% da sua receita para o marketing. 

O orçamento considera seus objetivos, o que conseguiu atingir, além do faturamento, é claro. Justamente por isso é difícil se comparar a outras empresas já que cada uma terá sua própria variação.

Para te ajudar a monitorar os gastos em ADS é interessante pensar em adquirir um cartão de crédito somente para essa ferramenta. Existem várias empresas que têm anuidade gratuita e que podem te ajudar a se organizar financeiramente.

Seguem algumas dicas para se organizar efetivamente: 

Defina metas: aqui você entenderá as áreas que devem ou não receber mais recursos. 

Tempo de atuação da empresa: organizações mais jovens precisam de um investimento maior.

Entenda as prioridades: quais os pontos que pedem investimento urgente? Mire-os e siga adiante. 

Histórico de vendas: aqui conseguirá dar prioridade com mais facilidade. Quais os produtos/serviços consolidados? E os mais esquecidos? Estude-os e observe as diferenças e novas possibilidades.

Margem de cada produto/serviço: compreenda a margem de lucro ideal de cada produto/serviço e, a partir disso, visualize as possíveis possibilidades, investindo no que trará um lucro mais seguro. 

Planilhas são suas melhores amigas 

Ao se organizar para fazer seu planejamento, nada melhor que as planilhas para te auxiliar. Por ela você – e sua equipe – terá tudo salvo, podendo checar sempre que precisar (salve na nuvem), atualizando e fazendo modificações instantâneas. Confira nossa planilha e tenha tabelas prontas para a sua estruturação.   

Veja para onde seu dinheiro está indo 

Planejar é importante, mas acompanhar é ainda mais! Aqui você irá mensurar os resultados, comparando com os objetivos iniciais. Como acompanhar? Defina métricas – indicadores que deem a real dimensão do que está sendo feito. 

Compare os resultados da semana, mês ou ano anterior com o atual. Quais as grandes diferenças? Quais foram as mudanças? Obviamente o objetivo é de crescimento, então fique sempre de olho nos números.

Como fazer essa comparação? 

O retorno sobre o investimento (ROI) é o indicativo essencial de qualquer negócio. O retorno foi positivo para a marca? A partir do resultado você poderá tomar as decisões em relação aos próximos investimentos, como readequar o valor do investimento, por exemplo. 

Algumas das principais métricas para mensurar o ROI:

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • Lifetime Value (LTV);
  • Geração e qualificação de Leads;
  • Lead Velocity Rate.

Analise o tipo de ADS que você quer contratar 

O ADS possui diversas opções de estratégias de lances. Confira as mais comuns:

  • CPA ou lance por aquisição: usada por anunciantes que querem aumentar a conversão de seu site;
  • CPC ou custo por clique: usado em campanhas com o objetivo levar mais potenciais clientes para a página de destino;
  • CPM ou custo por impressão: usado em estratégias para um grande número de usuários ver a mensagem que quer transmitir.

Como saber se o orçamento está sendo bem usado?

Você poderá fazer o acompanhamento de várias formas. A mais comum é por relatórios semanais/mensais, podendo avaliar se a estratégia traçada está gerando a performance almejada.

Sabendo monitorar a estratégia, o tático e o operacional, você conseguirá estar no controle de todos os resultados. Você pode automatizar esse acompanhamento, otimizando seu tempo e reduzindo riscos de possíveis retrabalhos. 

Agora que você compreendeu como funciona o ADS e a importância do planejamento e monitoramento, poderá se organizar do zero para fazer uma campanha de sucesso, reduzindo futuros erros.

Mas conte para nós: já fez alguma campanha para divulgar seu produto/serviço? Como foi o resultado?