É fato que diferentes segmentos da economia usam ferramentas de maneiras distintas. Por exemplo, o Marketing Digital para indústria alimentícia não é o mesmo usado para o setor de tecnologia da informação.
Afinal, são contextos e objetivos diferentes. Por isso, é importante adaptar a sua estratégia de Marketing Digital para indústria alimentícia de modo a obter os melhores resultados, usando apenas as ações que realmente funcionam nesse setor.
No entanto, que ações são essas? Como descobrir o que realmente funciona no Marketing Digital para indústria alimentícia? Veja a seguir algumas dicas!
Guia de Conteúdo
Esteja presente em aplicativos de delivery
Hoje em dia, os aplicativos de delivery têm dominado a economia brasileira. Só o iFood, um dos principais atores do mercado, dobrou o número de entregadores de 2017 para 2018: de 63 mil para 120 mil no período. Isso sem falar em outros aplicativos, como o Rappi ou Uber Eats.
É claro que a economia em má situação incentiva as pessoas a buscar uma solução na informalidade, mas é fato também que esses aplicativos chegaram para mudar o jogo.
Não são só os restaurantes e lanchonetes que se beneficiam do sistema. Empresas de todos os tipos, como farmácias, supermercados ou lojas de roupa também estão ganhando muito dinheiro com a tecnologia.
Para se ter uma ideia do benefício dos deliveries, começaram a surgir os restaurantes que só atendem via aplicativo. Eles usam cozinhas compartilhadas e não aceitam clientes em seus estabelecimentos, somente pelos aplicativos.
Por isso, uma das dicas de Marketing Digital para indústria alimentícia que realmente funcionam é estar em todos os aplicativos. Dessa forma, seu estabelecimento alcança um público enorme (são milhões de usuários), sem precisar bancar a infraestrutura do aplicativo ou entregadores.
Aposte no Instagram para atrair usuários
O Instagram é a rede social do momento. Com mais de 1 bilhão de usuários, a rede social vem mostrando níveis maiores de engajamento do que o Facebook, YouTube ou Twitter.
Por isso, é importante para um restaurante focar seus esforços no Instagram, especialmente postando fotos de pratos e ações realizadas no estabelecimento. Isso ajuda a atiçar o público a ter o interesse em visitar o seu estabelecimento.
Use a Segmentação de conteúdo para alcançar o seu público
Uma das principais dicas de Marketing Digital para indústria alimentícia é utilizar as ferramentas de segmentação de conteúdo para poder alcançar o público exato para o seu estabelecimento. Afinal, nem todo restaurante atende o mesmo tipo de pessoa.
Por exemplo, vamos falar de lanchonetes. O prato principal é hambúrguer. Tecnicamente, ambos brigariam pelo mesmo público, correto?
Errado.
Uma lanchonete pode ter uma temática medieval e nerd, apostando em uma decoração típica e atividades como jogos de RPG ou video-game para atrair um público jovem, geek e conectado em tecnologia, ao mesmo tempo que fã de fantasia medieval.
Já outra lanchonete pode ter um tema mais de rock pesado, focado em um pessoa mais fã de motos, carros e da cultura de motoqueiros e rock’n’roll. São dois públicos bem distintos.
As ferramentas de segmentação das redes sociais, como Facebook e Instagram, permite que você direcione seus anúncios e mensagens para um público definido com base nos seus interesses em comum.
Dessa forma, é possível alcançar exatamente o público nerd, motoqueiro, esportista ou politizado que você desejar.
Invista em experiências que mesclam o digital e offline
Uma das características principais do Marketing Digital para indústria alimentícia é misturar o offline com o online. Pode parecer incoerente, mas faz todo o sentido depois que se pensa no assunto.
Uma das tendências da atualidade é o ato de compartilhar tudo no Instagram ou Facebook. Por isso, muitos museus estão investindo em exposições completamente imersivas e interativas porque sabem que criar momentos “compartilháveis” incentiva as pessoas a tirar fotos e postar nas redes sociais.
Essas fotos, por sua vez, alcançam um público que deseja fazer a mesma experiência. Se cada pessoa alcançar 100 outras pessoas e levar 1 para o local da foto, o ganho em escala é enorme. De repente, 100 clientes se transformam em 200. Que viram 400. Então 800, 1.600 e por aí vai.
Por isso, uma dica importante é investir para criar momentos “instagramáveis” em seu estabelecimento. Talvez seja uma decoração divertida e diferente, talvez seja uma comida muito bonita ou descontos com hashtags. A ideia é criar uma experiência compartilhável para aumentar o seu alcance.
Invista no Marketing de indicação online
O marketing boca-a-boca ainda é o mais eficaz de todos e, provavelmente, sempre será assim. Por isso, é importante investir em incentivá-lo de maneira a receber mais indicações e novos clientes.
Uma boa sugestão é criar cupons de desconto para quem indicar amigos para uma refeição em seu restaurante. Outra ideia é divulgar promoções para uma refeição em grupo para antigos clientes. Assim, mais gente pode conhecer o seu estabelecimento.
Essas são as principais estratégias de Marketing Digital para indústria alimentícia. São essas as ações que realmente funcionam e colocarão mais clientes dentro do seu estabelecimento (ou fora, no caso do delivery).
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