Com 97% dos consumidores fazendo buscas por empresas locais na Internet, o Marketing Digital para clínicas odontológicas se tornou imprescindível para as empresas do setor.
Isso porque as clínicas de dentistas sobrevivem de clientes locais, majoritariamente que moram ou trabalham no mesmo bairro, mas com alguns outros vindos de outros lugares. Portanto, são as que mais se beneficiam de estratégias para se posicionar na Internet.
Sendo assim, os dentistas precisam dominar ferramentas de Marketing Digital (ou contratar uma agência especializada) para entrar em contato com esses consumidores que estão em busca de clínicas odontológicas.
No entanto, como fazer isso? É o que veremos a seguir!
Guia de Conteúdo
O que não pode ser feito no Marketing Digital para clínicas odontológicas
Antes de falarmos sobre as melhores estratégias de Marketing Digital para clínicas odontológicas, é importante especificar o que não pode ser feito nessa área. Isso porque, assim como outras áreas (nomeadamente o Direito e a Medicina), o setor de Odontologia é regulado pelo Conselho Federal de Odontologia.
O CFO determina certas regras, normas e diretrizes para ajustar as campanhas de Marketing de dentistas e clínicas odontológicas com base nos seus preceitos éticos. Por isso, proíbe algumas ações, como por exemplo:
- fotos de antes e depois (exceto nas bases determinadas na Resolução 196/2019);
- divulgação de preços e formas de pagamento;
- oferecimento de tratamento gratuíto para atrair pacientes;
- divulgação de tratamentos, técnicas ou procedimentos sem comprovação científica.
Além disso, o CFO obriga que toda ação de Marketing Digital para clínicas odontológicas traga o nome e o número de inscrição do dentista que é responsável pelo consultório.
O que funciona no Marketing Digital para clínicas odontológicas?
O Marketing Digital é composto por uma série de ações para promover uma empresa no setor digital, nomeadamente a Internet. No entanto, nem todas as estratégias do setor trazem bons resultados para uma clínica odontológica.
Existem ações específicas que são mais indicadas para dentistas e consultórios de tratamento odontológico. São elas:
SEO para site
O SEO é um conjunto de técnicas que visam otimizar um site para mecanismos de busca. Na prática, significa que a página da clínica odontológica será mais amigável ao Google, Bing e Yahoo, permitindo que ela seja encontrada mais facilmente.
Isso é importante pois permite que a clínica receba mais clientes vindos da Internet, aumentando o seu faturamento e garantindo que terá uma agenda cheia por mais tempo.
É importante frisar que não basta qualquer SEO para que a clínica odontológica tenha sucesso. É essencial que as estratégias sejam focadas em otimizar a página para os usuários que estejam localizados geograficamente próximos do consultório, já que eles têm mais chance de agendar uma consulta.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa a publicação consistente de conteúdo que atraia e mova o consumidor para as próximas fases da jornada de compras.
No caso de Marketing Digital para clínicas odontológicas, o objetivo é produzir artigos, ebooks, vídeos e infográficos que tirem as dúvidas dos pacientes e apresentem tratamentos de modo a ajudar na tomada de decisão das pessoas.
O Marketing de Conteúdo é eficaz para as clínicas odontológicas pois apresenta a empresa como autoridade no mercado, o que ajuda a atrair novos clientes para os seus serviços.
Redes sociais
Com 88% da população brasileira inscrita nas redes sociais, elas se tornaram plataformas de comunicação vitais para as empresas de todos os portes e segmentos, inclusive as clínicas odontológicas.
Para os dentistas, as redes sociais permitem criar conteúdo leve e rápido, que crie um vínculo de interação com o público. Além disso, elas são ferramentas para produção de conteúdo em vídeo que ajude a esclarecer dúvidas.
Por fim, uma função importante das redes sociais é a exibição de anúncios segmentos, que podem alcançar exatamente o tipo de cliente que você quer, inclusive com base em sua localização geográfica.
Google Meu Negócio
O Google possui um cadastro de empresas que é muito útil para qualquer negócio. Por exemplo, se você digitar por “pizzaria” agora mesmo, verá nos resultados vários exemplos de pizzarias próximos de você.
Se clicar numa delas, terá informações como localização, faixa de preço, horários em que estão mais cheias, se entregam por delivery ou não e relatos dos consumidores.
As empresas que estão nesse cadastro do Google recebem mais visitas e potenciais clientes do que aquelas que não estão por uma questão até que bem óbvia: o mecanismo de busca é a ferramenta principal de quem está pesquisando por empresas.
Portanto, é essencial que dentistas façam o cadastro de suas clínicas no Google Meu Negócio, tanto para aparecer no Google Maps para os consumidores, como para serem encontradas por quem está pesquisando pelos seus serviços no Google.
Viu como o Marketing Digital para clínicas odontológicas é complexo? No entanto, ao dominar essas ferramentas, o seu consultório passará a ter um fluxo constante de consumidores e estará sempre com a agenda cheia.
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