Descrição do trabalho: Jornalista
Woman Communicate Phone Outside City Concept

Descrição do trabalho: Jornalista

O trabalho de um jornalista é encontrar notícias e reportá-las o mais rápido possível, em um estilo atraente e envolvente.

Seja reportando uma decisão de planejamento local ou um dramático conflito internacional, os jornalistas desempenham um papel fundamental na sociedade. Eles mantêm as comunidades informadas e satisfazem o direito do público de saber.

Descrição do trabalho, salários e benefícios

Os jornalistas buscam notícias e as trazem ao público o mais rápido possível. Eles pretendem apresentar histórias de maneira clara e envolvente.

Um jornalista pode:

  • participar de lançamentos de imprensa, tribunais, reuniões do conselho e outros eventos
  • entrevistar pessoas por telefone ou pessoalmente
  • responder a sugestões, chamadas e comunicados à imprensa
  • gravar anotações em taquigrafia ou em fita e escrever histórias no computador.

Além das pressões de trabalhar até o prazo e divulgar as matérias antes da competição, os jornalistas devem manter suas histórias equilibradas, justas e legais.

Horas longas e imprevisíveis são comuns no jornalismo. Os jornalistas geralmente trabalham 39 horas por semana, mas podem trabalhar em turnos, incluindo o início da madrugada, as noites e alguns fins de semana. Eles precisam viajar para onde estão as notícias e, às vezes, podem trabalhar ao ar livre.

Os salários começam em torno de £ 12.000 para novos jornalistas locais, aumentando para £ 80.000 ou mais para os principais jornalistas nas notícias nacionais.

Os jornalistas precisam ser:

  • inquisitivo
  • excelentes escritores
  • bom em se relacionar com todos os tipos de pessoas
  • esfriar sob pressão
  • bom em absorver informações rapidamente
  • interessado em assuntos atuais.

Existem oportunidades em todo o Reino Unido, mas a concorrência por posts é grande. Entusiasmo e experiência profissional são vitais. Os jornalistas são contratados por jornais locais e nacionais, emissoras, agências de notícias, revistas e operações de notícias on-line.

A maioria dos jornalistas é formada em jornalismo vocacional ou de pós-graduação. Seu diploma talvez não precise ser de jornalismo, embora muitas universidades ofereçam cursos de estudos de mídia ou assuntos semelhantes.

Jornalistas treinam no trabalho. Eles também podem estudar no dia da publicação ou trabalhar para obter qualificações relacionadas ao trabalho. Alguns grandes grupos de notícias, como a BBC, administram programas de treinamento internos. Existem também cursos de curta duração para ajudá-los a aprender novas habilidades.

Com a experiência, os jornalistas podem seguir em frente para liderar uma equipe de repórteres ou podem se especializar em um campo, como crimes ou denúncias comerciais. Eles podem mudar para uma publicação de maior circulação ou de impressão para jornalismo de transmissão. Alguns assumem novas responsabilidades, por exemplo, como subeditores e, finalmente, editores. Outros entram na imprensa e trabalham em relações públicas.

 

Como é o trabalho?

A maioria dos jornalistas começa como repórter de notícias em geral. Suas tarefas diárias podem incluir:

  • participar de coletivas de imprensa, sessões de tribunais, reuniões do conselho e outros eventos públicos agendados
  • entrevistar as pessoas envolvidas em notícias, pessoalmente ou por telefone
  • acompanhamento de comunicados à imprensa, ligações do público ou sugestões de contatos pessoais
  • escrevendo notícias a partir de anotações feitas, geralmente com prazos apertados.

Os repórteres podem usar gravadores de taquigrafia ou fita, ou uma combinação, para registrar o que foi dito. Eles digitam suas histórias no computador.

O trabalho envolve um trabalho próximo com colegas, como fotógrafos. Um editor de notícias geralmente atribui tarefas a repórteres.

Outros tipos de jornalista incluem:

  • editores, que conferem e moldam o trabalho dos repórteres e acrescentam manchetes
  • roteiristas, que produzem peças mais longas, que são menos sensíveis ao tempo
  • colunistas e comentaristas
  • aqueles que se especializam em um campo específico, como esportes, política ou saúde.

Os prazos finais das operações de notícias podem tornar o trabalho exigente. Mesmo jornais e revistas semanais costumam ter requisitos diários para “preencher” um certo número de páginas. Muitas vezes há pressão para obter histórias antes dos rivais.

Obter as informações necessárias pode ser um desafio. Algumas pessoas têm receio de jornalistas ou podem simplesmente querer ocultar informações.

Os jornalistas também precisam garantir que todas as matérias sejam equilibradas – dando a todas as partes a chance de dar sua opinião. A conscientização da lei também é importante: uma alegação injustificada pode expor a organização de notícias a um processo judicial potencialmente caro.

Os salários podem começar em torno de £ 12.000.

 

Horas e ambiente

Jornalistas geralmente trabalham 39 horas por semana, mas às vezes mais. O horário depende dos prazos de produção da organização de notícias. Por exemplo, o horário principal de um jornal noturno pode ser das 8h às 16h30 ou, para um jornal da manhã, das 10h às 18h.

Horas longas e imprevisíveis são comuns, especialmente quando se responde a grandes incidentes. Pode-se esperar que os jornalistas participem de reuniões noturnas. Alguns turnos de trabalho, incluindo início precoce, noites e alguns fins de semana e feriados.

Trabalho a tempo parcial não é comum. No entanto, muitos jornalistas trabalham como freelancers.

Os jornalistas precisam viajar para onde estão as notícias e geralmente precisam de uma carteira de motorista.

Em algumas histórias, os jornalistas podem encontrar-se trabalhando ao ar livre em todos os tempos. Eles podem encontrar pessoas hostis ou agressivas às vezes.

 

Salário e outros benefícios

Esses números são apenas um guia, pois as taxas de pagamento reais podem variar, dependendo do empregador e do local onde as pessoas moram.

  • Novos jornalistas em uma organização de notícias local podem começar por cerca de £ 12.000.
  • Com a experiência, os repórteres seniores podem ganhar cerca de £ 22.000.
  • Os principais jornalistas em operações de notícias nacionais podem ganhar £ 80.000 ou mais.

 

Habilidades e qualidades pessoais

Um jornalista deve ter:

  • uma mente indagadora
  • excelente inglês escrito e um estilo de escrita conciso
  • a capacidade de conquistar a confiança de todos os tipos de pessoas
  • altos padrões de precisão
  • a capacidade de produzir um bom trabalho sob pressão
  • uma pele grossa, para lidar com a rejeição
  • persistência e resistência
  • entendimento rápido – os jornalistas geralmente precisam escrever com autoridade sobre assuntos desconhecidos
  • um conhecimento da lei que afeta o jornalismo.

 

Interesses

É importante ter:

  • uma paixão pelos assuntos atuais
  • uma apreciação da forma como as notícias são apresentadas por diferentes pontos de venda
  • interesses amplos, que podem levar ao trabalho em um campo especializado.

 

Entrando

Acredita-se que haja até 80.000 jornalistas no Reino Unido. Existem oportunidades em todo o país, com uma concentração de organizações de notícias nas principais cidades.

Os principais empregadores são:

  • grupos de jornais locais e nacionais
  • organizações de transmissão de notícias
  • agências de notícias, que fornecem notícias para outros pontos de venda
  • revistas – mais de 9.000 títulos estão atualmente publicados
  • agências de notícias on-line – independentes ou vinculadas a operações tradicionais de impressão ou transmissão.

Embora as oportunidades sejam abundantes, o grande número de cursos de jornalismo e mídia significa que a competição por empregos ainda é intensa. Entusiasmo e experiência profissional contam muito com os empregadores. É uma boa idéia demonstrar comprometimento, procurando um curto espaço de trabalho em uma redação e compilar um portfólio de trabalhos publicados.

As vagas são anunciadas nas publicações e sites dos empregadores. O The Guardian (às segundas-feiras) e a publicação comercial Press Gazette têm muitas vagas para jornalistas, assim como sites como www.holdthefrontpage.co.uk .

Entrada para jovens

Hoje, a maioria dos jornalistas se forma antes de começar o trabalho. A maioria também concluiu um curso profissionalizante de pré-entrada ou pós-graduação.

Os graus podem estar em qualquer assunto. Não é essencial ter um diploma em jornalismo, embora isso possa oferecer experiência prática.

Muitas universidades oferecem cursos de estudos de mídia ou assuntos semelhantes. É importante ter certeza de que o curso cobre as habilidades práticas e o contexto corretos e, de preferência, inclui alguma experiência de trabalho. Os cursos adequados são credenciados e listados pelo Conselho Nacional de Formação de Jornalistas (NCTJ), pelo Conselho de Periódicos (PTC) e pelo Conselho de Treinamento de Jornalismo de Transmissão (BJTC).

Para um diploma, os requisitos mínimos usuais são dois níveis A / três notas H, além de cinco notas GCSEs / S (AC / 1-3) ou qualificações equivalentes.

A maioria dos cursos de jornalismo prático dura um ano acadêmico. Algumas faculdades realizam cursos rápidos, com duração de 12 a 22 semanas.

Para cursos de jornalismo pré-inscrição, os requisitos variam. Os provedores de cursos provavelmente solicitarão um primeiro grau ou duas notas A / H e cinco notas GCSEs / S (AC / 1-3), incluindo inglês.

Entrada para adultos

Alguns editores preferem candidatos maduros e podem concordar em treinar um participante mais velho que, por exemplo, tenha amplo conhecimento da comunidade local atendida por um jornal.

Os adultos podem decidir mudar-se para o jornalismo depois de ganhar experiência em uma primeira carreira que se torna seu especialismo, por exemplo, tecnologia, música ou esporte.

 

Treinamento

O treinamento é realizado no trabalho.

Os estagiários são normalmente contratados por um jornal ou revista por um contrato de dois anos, com um período de estágio de três a seis meses. Pode-se esperar que os estagiários sem uma qualificação pré-inscrição sejam liberados no dia do exame para os exames do NCTJ, incluindo taquigrafia e direito.

Alguns grandes grupos de notícias, incluindo a BBC, Trinity Mirror e Johnston Press, administram programas de treinamento internos. Alguns jornais nacionais também possuem esquemas. A competição por lugares é feroz.

Jornalistas podem estudar para um NVQ / SVQ em Jornalismo no Nível 4.

Vários fornecedores de treinamento, incluindo o Sindicato Nacional dos Jornalistas (NUJ), oferecem cursos de curta duração para ajudar os jornalistas a aprender novas habilidades e a se adaptar às novas tecnologias.