Tornar uma marca conhecida, desejada e uma lembrança positiva na mente de um cliente não é uma tarefa fácil, mas também não é algo impossível. Para que isso aconteça, é necessário a gestão desta marca.
Uma forma simples, porem essencial para fixar a marca na mente dos clientes, é colocar sua identidade em todos os lugares.
Um tapete personalizado na empresa, a logomarca bem visível em todas as propagandas fazem parte dessa estratégia.
Brand Management ou branding são as ações tomadas com o propósito de incluir valor, identidade e de posicionar a marca no mercado.
Guia de Conteúdo
ENTENDENDO O BRANDING
No momento atual é de extrema importância que a empresa pense e analise cada campanha de marketing e cada ação voltada com o fim de divulgar. Pensar em qual resultado terá a divulgação ao ser soada aos 4 cantos é uma estratégia inteligente e que pode evitar dores de cabeça e colher resultados muito positivos. Saiba que:
- Resultados não são criados da noite para o dia;
- Resultados virão apenas se a estratégia aplicada tiver coerência e relevância;
- Saiba que seus concorrentes estão em movimento tanto quanto você.
BRANDING É ESSENCIAL?
Sim, porque é impossível ter o controle total sobre a percepção da sua empresa no mercado.
Os sentimentos e experiências são de cada indivíduo, de cada cliente que em algum momento teve contato com você.
Entenda que a percepção será individual de cada pessoa, e ela poderá entender sua marca de formas diferentes e essa percepção estará baseada em inúmeros fatores e isso inclui questões econômicas, sociais e culturais de cada um.
“ABRA A FELICIDADE”: UM EXEMPLO DE BRANDING BEM-SUCEDIDO
Não foi colocado aqui a que esta frase se refere, mas amantes de refrigerantes provavelmente já assimilaram de que se trata da Coca Cola. Veja, não colocamos neste título Coca Cola, mas a propaganda tão estratégica faz com que inevitavelmente hoje a Coca Cola seja diretamente relacionada a sensação de felicidade, de almoço com reunião familiar ou de amigos.
Não muito longe disso temos o “amo muito tudo isso” da empresa dos Arcos Dourados, a rede MC Donald´s.
Percebe? Nessas simples palavras associamos diretamente a marca e as relacionamos com sentimentos, momentos e produtos de compra.
BRANDING É SÓ PARA GRANDES EMPRESAS?
A resposta é: Não.
Estratégia de marca faz parte de um processo de gestão e isso também não tem nada a ver com resultados imediatos.
O QUE OCORRE NO BRANDING?
- A marca da sua empresa deve ser planejada, passar por uma estruturação, ser gerida e por fim promovida no mercado;
- O branding deve assegurar que as partes interessadas entendam quem é sua empresa e o posicionamento dela no mercado.
A MARCA
Em primeiro lugar, vamos falar do que não é uma marca:
- Não é só um logotipo;
- Não é só um nome;
- Uma marca não é só a identidade visual da empresa.
A marca é um conjunto de sentimentos e experiências criadas através dos produtos e/ou serviços que você disponibilizou ao seu público.
MARCAS QUE REMETEM VALORES = SUCESSO
Falando da coca cola, não podemos deixar de citar os alguns dos valores transmitidos de forma eficaz nas propagandas.
Família, amigos, liberdade, criatividade, respeito à individualidade… acompanhados a matar a sede, acompanhar uma refeição agradável totalizando uma intensa FELICIDADE.
Cada vez mais a Coca-Cola se firma como um refrigerante democrático, para tudo e para todos. Talvez você não saiba, mas houve uma fase em que a coca cola trabalhou o slogan “símbolo de bom gosto”, onde modelos bem vestidos representavam a alta sociedade nas mais variadas situações consumindo o produto. Assim como também reforçou sua democracia ao colocar na tv propagandas de crianças baixa renda jogando bola no campinho de terra, trajando roupas simples, mas com sorrisos no rosto e obviamente se refrescando com a bebida.
ATRAIR CLIENTES
Coerência é algo essencial para construir a sua marca. Pois o cliente deve entender de forma clara o que você representa e o que pode esperar de você.
Saiba que para que os clientes sejam atraídos por sua empresa, primeiro de tudo, você precisa responder a essas perguntas:
- Quem é a sua empresa desde o início dela?
- Quais são os valores?
- Qual a missão da sua empresa?
- O que você deseja atingir com ela?
- Quais valores pretende gerar?
PLATAFORMA DE MARCA
Quando você disponibilizar componentes únicos que são só seus, quando for claro o propósito da sua marca, o que sua marca promete e qual é a sua posição haverá conexão entre sua empresa e seus clientes.
O Airbnb, por exemplo, deixou muito claro à que veio: Para a empresa a missão fundamenta-se na idéia de que as pessoas são essencialmente boas e que uma comunidade é um lugar onde você possa se sentir em casa. E é nisso que a plataforma da marca foi construída.
Mas e se você não souber qual é o propósito da sua empresa?
Procure conversar com seus clientes e colaboradores do porquê acreditam na sua empresa. Tente se conectar com esse feedback e pense no porque você acredita nessa empresa, qual a sua relação com ela e qual a relação disso tudo com o feedback que você recebeu. Provavelmente ficará mais claro o ponto da história da sua marca.
PROMESSA DE MARCA
A Nike acredita que toda pessoa pode ser um atleta. Eles acreditam que o esporte é capaz de transformar o mundo em algo melhor.
E como eles fazem isso na prática? Investem no esporte. Assim a promessa vira realidade. A promessa é VOCÊ deixar claro como A SUA MARCA pode impactar o mundo.
ATRIBUTOS DA MARCA
Entenda sua marca como uma pessoa na sociedade, inclua nela personalidade e detalhes que são particulares das atitudes dela no mercado.
POSICIONAMENTO
Entenda o seu mercado.
O que seus consumidores precisam?
O que seus consumidores querem?
Sua empresa deve ter relevância nesse cenário, assim irá criar posicionamento.
IDENTIDADE VISUAL
Cores: Antes de escolher as cores, pense na comunicação com seu cliente, elas devem transmitir os atributos da sua marca e serem relacionadas ao que você pretende entregar ao mercado. Esta dica também serve para ícones, símbolos e ilustrações.
SLOGAN
Alguns slogans são associados a publicidade das marcas por um longo tempo, mas isso não é uma regra geral, as marcas podem adequar e mudar o slogan de acordo com a estratégia tomada.
Por exemplo, o “Amo Muito Tudo Isso” saiu um pouco do foco principal do slogan do Mac Donald´s que passou a divulgar muito mais o “Fome de Méqui”.
VOZ
A voz da sua empresa deve ser baseada na persona da sua empresa (quem ela é). O tom da voz pode mudar conforme o público, mas a voz deve ser sempre a mesma para criar identidade.
Como já dito, durante o branding, poderá ocorrer sim mudanças, desde que estejam em conformidade com a estratégia positiva para o crescimento da empresa.
Além disso, para que uma marca tenha sucesso é de extrema importância que ela tenha uma gestão competente. Em todos os canais que sua marca aparece é necessário nutrir, gerar e responder as perguntas, elogios, reclamações. Ter controle disso é uma forma de gerir de forma saudável seu negócio.
Agora com certeza você conseguirá realizar um bom trabalho ao transformar sua marca, conquistar clientes e mercado.