Certamente, boa parte dos brasileiros tem como sonho de consumo a aquisição de uma casa própria. Isso reflete o valor que as pessoas dão a conquista de ter um imóvel seu e diante desse cenário, a melhor maneira de não errar na compra é contando com a ajuda de uma consultoria imobiliária.
Contar com o serviço do consultor imobiliário significa que você terá alguém capacitado para realizar a prospecção e a análise do imóvel, mas essa pessoa precisa ter conhecimentos nas áreas de decoração, engenharia, paisagismo, arquitetura e demais conceitos que estão relacionados à área como funcionalidade e estética do imóvel.
No entanto, o consultor imobiliário deve ter ainda conhecimento profundo a respeito das leis que regem o direito imobiliário e dos detalhes burocráticos que fazem parte da aquisição e/ou venda de uma casa ou apartamento.
Guia de Conteúdo
Consultor imobiliário precisa ter conhecimento de áreas de políticas públicas das cidades
Uma série de fatores inclui a compra de um imóvel residencial ou comercial e o profissional que atua na consultoria imobiliária precisa ainda ter conhecimento em áreas de políticas públicas como: incentivos fiscais, políticas que valorizam ou desvalorizam a região, asfaltamento, segurança pública, saneamento e outras.
O consultor imobiliário deve ter domínio a respeito dos temas mencionados acima, porque são questões que impactam diretamente na decisão da pessoa na hora de ela optar por fechar ou não um negócio.
Além disso, o profissional que atua no ramo de consultoria imobiliária precisa estar atento as necessidades dos clientes. Sua busca por imóveis terá como base o que o cliente quer.
Consultor imobiliário monta um relatório para o cliente
Depois de promover esse primeiro contato, é função do consultor sair em busca de informações, ou seja, ele vai investigar a fim de descobrir os prós e contras e vai apresentar ao seu cliente um relatório com a visão sobre o que foi solicitado.
É preciso ainda que nesse documento o cliente tenha acesso as sugestões do profissional e como proceder em caso de uma tomada de decisão. Tudo isso é necessário, porque o consultor é a pessoa que vai ajudar o comprador a ter os riscos minimizados.
O mapa comercial da região e os índices que possam impactar tanto positivamente quanto negativamente no processo de compra e venda precisam estar na ponta da língua do profissional que deseja trabalhar no ramo imobiliário.
É fundamental ainda que o consultor seja extremamente transparente, pois só assim ele terá credibilidade junto aos seus clientes.
As pessoas que precisam tomar uma decisão tão importante quanto essa que é a aquisição de um imóvel precisam contar com a ajuda desses profissionais, pois só assim a chance de errar diminui de forma considerável.
A dica pra não ter erro nesse processo é recorrer a um profissional que tenha experiência no mercado, principalmente na região em que você pretende comprar o imóvel.
Esse cuidado é mais do que necessário, pois a aquisição de um imóvel é algo que muitas vezes acaba sendo para a vida toda e quanto mais ajuda especializada você receber, melhor, pois isso te dará maior segurança para efetuar a compra.