Dieta saudável significa um planeta saudável, mostra estudo

Dieta saudável significa um planeta saudável, mostra estudo

Comer alimentos saudáveis ​​quase sempre também é melhor para o meio ambiente, de acordo com as análises mais sofisticadas até o momento.

Os pesquisadores disseram que dietas ruins ameaçam a sociedade, prejudicando seriamente as pessoas e o planeta, mas as pesquisas mais recentes podem fornecer melhores escolhas.

A análise avaliou os impactos à saúde e ao meio ambiente de 15 alimentos comuns nas dietas ocidentais e constatou que frutas, legumes, feijões e cereais integrais eram melhores para evitar doenças e proteger o clima e os recursos hídricos. Por outro lado, comer mais carne vermelha e processada causa mais problemas de saúde e poluição.

Havia um pequeno número de alimentos que contrariou a tendência. O peixe é geralmente uma escolha saudável, mas tem uma pegada ambiental maior em média do que as dietas à base de plantas. Alimentos ricos em açúcar, como biscoitos e refrigerantes, têm um baixo impacto no planeta, mas são prejudiciais à saúde.

O efeito de dietas ruins sobre a saúde nos países ricos é bem conhecido, assim como a necessidade de reduzir o consumo ocidental de carne , a fim de combater a crise climática e outras crises ambientais . Mas este é o primeiro estudo a considerar os dois juntos em detalhes.

Alguns grupos agrícolas argumentam que apenas a carne produzida intensivamente é seriamente prejudicial ao meio ambiente. Mas Clark disse que substituir qualquer carne por alimentos à base de plantas faz a maior diferença. “Como e onde um alimento é produzido afeta seu impacto ambiental, mas em uma extensão muito menor que a escolha de alimentos”, disse ele.

Marco Springmann, também em Oxford e parte da equipe de estudo, disse: “Agora sabemos muito bem que dietas predominantemente baseadas em plantas são muito mais saudáveis ​​e mais sustentáveis ​​do que dietas pesadas em carne. Mas às vezes ainda há confusão entre as pessoas sobre quais alimentos escolher. ”

Os cientistas esperam que informações mais detalhadas ajudem consumidores, formuladores de políticas e empresas de alimentos a fazer melhores escolhas. Os pesquisadores estão atualmente trabalhando em novos tipos de rótulos de alimentos para verificar se as informações sobre saúde e impactos ambientais alteram a seleção de alimentos pelas pessoas.

 
Fechar

Contato:

(62) 98454-1954

WhatsApp

Seg - Sex 09:00 -17:00

Sab e Dom - fechado

Redes Sociais:

E-mail:

contato@empresariadoweb.com.br