Você sabe a importância da manutenção predial? Como você sabe, problemas estruturais que se agravaram e obrigações que dependem da administração. Responda a verdade: No seu condomínio, vocês seguem um cronograma de manutenção com um orçamento aprovado pela assembleia?
É aquele que é feito depois que o problema já chegou, se instalou e está causando estragos com o equipamento, mas se você respondeu sim à primeira situação. É verdade, seu condomínio está entre aqueles que fazem manutenção corretiva.
Segundo especialistas do segmento condominial, a manutenção preventiva é uma forma de trazer para o condomínio uma manutenção programada, evitando o aparecimento de falhas nas operações e equipamentos do empreendimento e, consequentemente, minimizando custos e imprevistos.
Guia de Conteúdo
Por que implementar um programa de manutenção preventiva no condomínio?
Além de manter o condomínio em pleno funcionamento e evitar despesas desnecessárias, a função do síndico é cuidar da preservação e guarda das partes comuns do condomínio e garantir a prestação de serviços.
É importante lembrar que, no caso de novos condomínios, a garantia do incorporador termina cinco anos após a entrega, e a partir daí, toda a responsabilidade recai sobre os condomínios.
Tipos de manutenção predial
A manutenção preventiva, corretiva e preditiva são os três tipos diferentes de manutenção de edifícios.
Manutenção preventiva
Isso é feito antes que um problema aconteça. É importante para a preservação dos edifícios e pode contribuir para a redução de custos, pois ajuda a prevenir acidentes e o bom funcionamento dos equipamentos.
Há uma série de serviços incluídos na manutenção preventiva de edifícios.
- Vistoria nas instalações hidráulicas e elétricas;
- Inspeção de equipamentos de segurança e monitoramento, áreas comuns e estrutura das edificações;
- Vistoria em elevadores, instalações de gás e de incêndio, ar condicionado, etc.
Manutenção corretiva
As falhas nos equipamentos ou instalações são a primeira coisa que acontece na manutenção corretiva.
Ela vem para corrigir os problemas mais rapidamente e sem planejamento, mas tem um custo maior e às vezes é necessário parar o equipamento durante a manutenção.
Alguns dos serviços de manutenção corretiva estão listados:
- Troca de peças de equipamentos como elevadores, portões eletrônicos, interfones;
- Reparos na estrutura do edifício;
- Consertos de vazamentos em instalações de água, entre outros. Neste caso, pode envolver contratação de um serviço de uma desentupidora no Jardins.
Manutenção preditiva
Tanto a manutenção preventiva quanto a manutenção preditiva visam identificar e antecipar possíveis falhas e problemas. São diferentes devido ao fato de que a manutenção preventiva é realizada de acordo com um plano de manutenção que é feito regularmente, enquanto a manutenção preditiva tem como objetivo encontrar erros a qualquer momento.
Aumento da vida útil do equipamento, redução dos custos e das intervenções corretivas são algumas das vantagens de sua natureza.
Os principais serviços da manutenção preditiva são:
- Avaliação das condições dos equipamentos e instalações;
- Inspeções nos edifícios;
- Monitoramento dos sistemas como elevadores, câmeras, entre outros
Conclusão
O objetivo da manutenção do edifício é trazer segurança aos usuários e preservar a vida útil do edifício. Nele são analisados e reparados sistemas elétricos, de segurança e de ar condicionado, bem como extintores de incêndio, elevadores, áreas comuns e fachadas.
O tempo de uso determina a manutenção preventiva. A correção acontece após uma falha. Ela é feita antes de ocorrer um problema, mas se baseia no estado do equipamento.
Os serviços de manutenção de edifícios sempre lidarão com as mesmas estruturas, equipamentos e instalações. É possível reduzir os custos prevenindo falhas ou identificando problemas precocemente.
Se seu prédio precisa de um orçamento para iniciar a manutenção ou consertar um problema identificado, é possível obter empréstimos a tempo, evitando maiores danos.
Manter uma operação de construção segura e de qualidade sem ser notada ao longo dos anos é possível se você solicitar um empréstimo para um condomínio.