O que é um sistema de informações contábeis?
O que é um sistema de informações contábeis

O que é um sistema de informações contábeis?

Conseguir coletar, guardar e gerar informações que sejam relevantes para o seu crescimento, é o grande objetivo que as organizações estão mais se concentrando ultimamente. 

A informação é a arma mais eficiente que se tem para entender um determinado assunto, e isso também se encaixa quando falamos em conseguir entender o mercado. É com informação que uma empresa poderá se planejar e organizar frente ao mercado que ela está inserida. 

Com informação, a empresa pode se precaver de eminentes problemas que possam surgir ou já estão enraizados. Com esse tipo de ação, toda organização consegue se manter competitiva e relevante. 

Por isso, se utilizar de mecanismos e recursos que possam vir a auxiliar toda e qualquer forma de geração de informação é, sem sombra de dúvidas, uma estratégia importante para qualquer gestão de empresa. 

Ainda mais agora, com a evolução de todas as tecnologias, que por um lado traz consigo uma série de propostas de mercado, além também de atividades que vêm surgindo no decorrer dos últimos anos oriundas dessa evolução. 

Dentro deste assunto, vamos abordar tudo sobre o que é um sistema de informações contábeis, o que elas são, para que servem e quais são seus elementos fundamentais para um bom funcionamento e desempenho. 

Então fique ligado e não perca nenhum detalhe deste artigo que criamos especialmente para explicar tudo para você sobre esse tema, que cada dia mais, se torna mais relevante para o mercado. 

O que é um sistema de informações contábeis?

Antes de falarmos especificamente sobre isso, você precisa saber um pouco mais sobre o que é um sistema de informação. Isso é importante para que você perceba a real função e importância de um sistema de informações contábeis. 

Basicamente, todos os sistemas de informação trabalham como mecanismos, como por exemplo disso temos os softwares, que são feitos e projetados para que possa em seu escopo de trabalho, coletar, armazenar, processar e até transmitir todas as informações necessárias. 

Logo, podemos afirmar com clareza que um sistema de informação consegue fazer com que um dado totalmente novo, ou “cru”, possa ser transformado em uma informação relevante, útil e altamente importante em todos os níveis dos processos de uma empresa. 

A utilização destes sistemas de informação possibilita mais facilidade das rotinas e processos organizacionais, fazendo com que se auxilie em toda parte de resolução de problemas e também nos mais diversos atendimentos que uma empresa possa vir a precisar. 

Com isso, os serviços de sistemas de informação tomaram um espaço grande e muito importante dentro das organizações e também da sociedade em geral. 

As empresas que querem continuar seus negócios alinhados às demandas e perspectivas do mercado e também mais competitivos frente aos concorrentes precisam implementar de alguma forma organizada, projetos diversos focados em informatização. 

Quando falamos informatização, esse tópico deve ter o objetivo se utilizar de todas as tecnologias possíveis para que consiga uma grande otimização dentro de todos os seus processos. 

É com estes usos das tecnologias dentro dos processos das organizações que podemos chamar de informatização, logo, um projeto desta natureza significa uma grande organização de uma empresa que parte da utilização de todos ou quaisquer meios tecnológicos. 

O que é um sistema contábil e qual sua finalidade?

Agora, focando no assunto principal, vamos explicar agora o que é um sistema contábil (SIC), ou seja um sistema de informações voltado para a área da contabilidade de uma certa empresa.

Um sistema de informação contábil é então uma série de recursos humanos e financeiros que possam existir dentro de uma organização. Este sistema também é responsável por colher e preparar todas as informações do âmbito financeiro. 

Esse tipo de sistema pode envolver todo o grupo de atividade contábeis, isso desde da aprendizagem do que significa a atividade empresarial como um todo, até a realização de todas as demonstrações do ramo financeiro. 

Para se ter uma ideia da real importância de uma sistema de informação contábil dentro de uma empresa, são a partir dos lançamentos contábeis que são inseridos dentro de um sistema, que é possível elaborar e gerar relatórios complexos para órgãos públicos. Como exemplo, temos guias para recolhimento de impostos. 

Outra coisa é que estes sistemas de informação conseguem ser organizados de uma forma tão específica que pode conseguir gerar diversos relatórios e arquivos dentro de prazos específicos e também de encontro com todos os padrões e normas que cabe a cada órgão federativo. 

Mas, para que isso seja possível, as pessoas que alimentam e manejam estes tipos de sistemas precisam ser muito bem orientadas e instruídas, afinal, quando se fornece alguns tipos de dados incorretos, isso pode acarretar também em informações não procedentes. 

Quais são os elementos essenciais de um sistema de informações contábeis?

Agora você verá quais são os elementos mais importantes e essenciais de uma sistema de informações contábeis. Os principais componentes de um sistema de informação que, foi configurado e preparado para conseguir manipular, processar e coletar todos os tipos de dados para que assim eles possam se transformar em informação relevante serão listados a seguir:

Hardware:

É todo e qualquer componente interno ou externo e físico que fica em seu celular ou computador. É o hardware que determina o que um dispositivo pode ou não realizar. É um dos componentes mais importantes dentro de um computador. 

Software:

Já o software é todo e qualquer programa que é rodado dentro de um celular, computador, ou qualquer outro dispositivo que tenha como executar as funções. Os softwares englobam desde sistemas operacionais, como MacOS, IOS, Android e Windows, como a todos os aplicativos que são usados.

Banco de dados:

Um banco de dados pode ser definido como uma coleção bem organizada de diversas informações. É possível também que seja de dados que geralmente são armazenados de forma eletrônica em um sistema. 

Telecomunicações:

Uma rede que pode permitir a comunicação e conexão de todos os sistemas em uma determinada rede de trabalho. 

Pessoas:

Dentro desse universo, as pessoas formam um dos componentes mais importantes. Isto porque tudo depende delas para que aconteça, todos os elementos, sem exceção. Além disso, elas podem se dividir entre os profissionais que cuidam dos sistemas das informações, e também dos usuários.  

Procedimentos:

Os procedimentos consistem em todas as instruções operacionais que serão utilizadas para instruir todo o processo de utilização de um determinado sistema de informação  pelos usuários. 

Como implementar um sistema contábil?

Agora que já sabemos quais são os elementos, é necessário entender melhor como implementar esses sistemas dentro de uma empresa.

Normalmente, este processo passa por seis etapas, e a seguir vamos explicar melhor uma a uma para que você não perca nenhum detalhe.

Caso queira saber mais, clique aqui e descubra tudo sobre o mundo contábil e expande seus negócios ainda mais!

A primeira etapa é a de diagnóstico, que consiste basicamente em entender como que funciona toda a organização, desde a partir da parte de plano de contas, indo até as análises de resultados, podendo compreender as compras de insumos, além da estratégia de como definir preço de venda e, por fim, a venda de todos os produtos em si. 

Nesta etapa é entendido o funcionamento da empresa de forma global, para que assim seja possível definir quais são as principais necessidades da empresa. 

A segunda parte consiste em desenvolver toda a estrutura do SIC, estabelecendo o sistema contábil que é mais recomendável para as necessidades da empresa. Esta etapa também avalia todo o funcionamento do sistema. 

Na terceira etapa o sistema é colocado em prática dentro de um ambiente de teste.Já na quarta etapa, será necessário treinar toda sua equipe, fazendo uma apresentação para todos os colaboradores sobre todas as funcionalidades do sistema. 

Na próxima etapa, é a hora de implementar o SIC, desta vez de forma definitiva, sendo usado por toda a empresa. A sexta etapa, que é a última, é a de monitoramento, onde todo o desempenho do sistema é avaliado e analisado. 

Conclusão 

Podemos concluir então que um sistema de informação contábil é uma ferramenta essencial para que uma empresa possa se para as mudanças constantes que o mercado exige nos dias de hoje. 

Além disso, é possível também se preparar para novas estratégias e conceitos de trabalho que virão para acrescentar ainda mais resultados dentro da organização ao longo do tempo. 

É fato que a informatização está cada vez mais presente no mercado e na sociedade, isso porque os benefícios de, ganhar tempo, organização e informação relevante, são muito bem-vindos. 

A informação contábil pode ajudar muito uma empresa a conquistar resultados importantes, além também de clarear e mapear toda uma estratégia. Outro ponto é o de conseguir realizar tarefas burocráticas por menos tempo e também gastando menos. 

Para saber mais de como melhorar os resultados de sua empresa, clique aqui e se surpreenda com todas as possibilidades que seu negócio pode ter de se automatizar ainda mais, melhorando assim a performance e seus rendimentos.

Não perca tempo, e tome a decisão que pode ser a mais importante para sua empresa e para seu negócio!