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Marketing para pequenos negócios: 5 práticas que trazem resultados

Você está começando um negócio, porém não tem a mínima ideia por onde começar?

Felizmente, com o advento da tecnologia é mais viável conseguir alcançar seu público-alvo sem ter que despender grandes investimentos. Você só precisa aplicar boas estratégias de marketing para conseguir engajar e fidelizar sua potencial clientela.

Será possível que um pequeno negócio tenha a capacidade de aplicar estratégias de marketing tão eficientes quanto de grandes negócios?

 A resposta é sim! Este artigo visa mostrar para você algumas dicas utilizadas por grandes corporações, como a Coca Cola, o Itaú e a Nestlé, para conseguir manter ou ampliar sua influência nas mídias digitais.

E o melhor de tudo: nenhuma dessas dicas irá lhe consumir grandes investimentos somente tempo e dedicação!

Ficou interessado? Confira!

Marketing para pequenas empresas: 5 dicas para o seu negócio

O marketing digital já se comprovou como uma das principais expertises que um bom empreendedor deve saber aplicar nos seus negócios.

Por isso não é incomum que muitos desses recorram a uma agência especializada em marketing digital para garantir que a publicidade de sua empresa gere resultados.

Para garantir que seu pequeno negócio continue crescendo é importante ter pelo menos alguma noção do que você pode fazer para expandir a sua marca e garantir notoriedade mediante a concorrência.

1 – Conheça o seu público-alvo

Você provavelmente já deve ter uma leve noção de quem é seu público-alvo, mas você sabe o que fazer com essa informação?

É importante depois das primeiras vendas, começar a construir no plano abstrato o cliente ideal que será alvo de seus esforços publicitários, isto é, a sua persona.

Depois, de construir a sua persona é necessário começar a segmentação dos clientes, fornecer ofertas personalizadas para seus clientes, até porque seu público-alvo não será homogêneo e responderá a seu produto de diferentes formas.

Para isso você precisa desenvolver em seu site uma base de dados, como um cadastro, para conseguir definir qual tipo de segmentação você empregará.

2 – Invista em uma imagem para sua empresa

Muitos pequenos negócios começam sem pensar muito na identidade visual.

Isso é um erro muito grave, pois todas as grandes empresas possuem uma marca própria que as diferencem do resto. Isso porque a memória visual nos humanos é bastante superior a outras memórias.

Portanto, investir em uma imagem para a sua empresa pode ajudar na fidelização e na atração dos clientes, especialmente se eles vivenciaram uma boa experiência em seu negócio.

3 – Programas de fidelização

A melhor forma de publicidade é a garantia de retorno, investir em publicidade exclusiva para clientes frequentes os incentivará a manter o dinheiro em caixa. Sorteios ou entregas de brindes também são formas simples de engajar essa clientela.

Por meio desse tipo de publicidade, você estimulará para que os clientes fidelizados recomendem sua loja para potenciais clientes. O que na linguagem do marketing significa incentivar o ‘’Marketing de boca a boca’’.

Dessa forma, os seus clientes farão propaganda para você!

4 – SEO e o Google EAT

Essas duas técnicas são bastante importantes na fase da atração de novos clientes. Basicamente, para que você consiga alavancar o seu negócio, você deve primeiro garantir que você é uma opção confiável para ser indicado pelos fatores de busca do Google.

O SEO trata-se sobre isso: a adesão de práticas de produção de conteúdo e organização do seu site que oferecem uma boa experiência para o usuário, de acordo com os critérios do Google.

O Google EAT significa “Expertise, Authoritativeness and Trust”, ou expertise, autoridade e confiabilidade, é um conjunto de critérios divulgados pelo Google em 2019, que destinam a apresentar para os produtores de conteúdo o que o site de buscas quer ver em suas páginas de resultados.

Essencialmente, os algoritmos do Google procuraram em seu site indícios que embasem o seu argumento, como o registro de um especialista do tema trabalhado e também informações claras e objetivas relacionadas a atendimento ao cliente.

5 – Saiba utilizar o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google responsável por lhe fornecer dados bastante importantes sobre os seus clientes: como o volume de visitas, o tempo que o usuário está em uma determinada página do seu site e os canais de origem.

É profundamente importante utilizar o Google Analytics para ter acesso ao impacto da sua estratégia de publicidade e assim saber administrar quais estratégias estão dando resultado e quais precisam ser dispensadas.

O que você Aprendeu?

Nesse artigo, você teve a chance de aprender técnicas e ferramentas que poderão lhe ajudar a alavancar seu pequeno negócio sem ter que gastar grandes fortunas.

É necessário para conseguir maiores resultados, aplicar essas dicas de forma conjunta, garantindo assim que a sua empresa esteja entre as maiores!

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