7 dicas para melhorar o atendimento ao cliente usando ferramentas online

7 dicas para melhorar o atendimento ao cliente usando ferramentas online

Você está começando agora com um negócio ou já está há um tempo no mercado, mas ainda não sabe o que fazer para melhorar o atendimento ao cliente usando ferramentas online?

Portanto, se você está em busca dessas informações e quer entender sobre a real importância sobre se ter um bom atendimento ao cliente para sobrevivência do seu negócio, saiba que você veio ao lugar certo!

Então vem agora com a gente desvendar essas e outras informações além de conferir dicas incríveis para trazer ainda mais excelência no seu atendimento digital de forma gratuita!

Qual a real importância do bom atendimento ao cliente para sobrevivência do seu negócio

Um bom atendimento é capaz de trazer altos lucros para uma empresa. Afinal, quem se sente bem em um local, se sente com a obrigação de gastar ali.

Então, empresas que possuem um bom atendimento conseguem manter a lealdade de seus clientes e, melhor ainda, conseguem fazer com que novos leads cheguem a ele, já que um cliente satisfeito e contente com a forma que foi tratado, irá referenciar o seu negócio no mercado.

7 Dicas para ter um atendimento de excelência usando ferramentas e canais gratuitos

Esteja sempre atento às mensagens de seus clientes

É fundamental que você sempre esteja atento às solicitações de seu cliente. Afinal, nenhum cliente gosta de ficar esperando.

Na cabeça deles, se você possui um canal de atendimento online, as mensagens precisam ser instantâneas e se ele te mandou uma mensagem naquele momento, é porque é o momento em que ele está disponível para negociar algo. Então não perca o time!

Use o WhatsApp

Uma empresa sem WhatsApp nos dias de hoje pode perder muitas chances de vendas. Isso ocorre porque as pessoas estão deixando de realizar ligações e estão preferindo dar prioridade por atendimentos pelo WhatsApp. Assim elas conseguem trocar mensagens de texto, áudios e até fotos e filmagens.

Além disso, é uma ferramenta gratuita tanto para o cliente quanto para a empresa. Inclusive, também podemos citar a sua praticidade e facilidade de uso.

O atendimento online precisa de estratégias

Por ser uma ferramenta a distância, é fundamental que crie junto a sua empresa metodologias e estratégias para manter o seu cliente o mais próximo e acolhido possível.

Você precisa dar a mesma experiência de um atendimento presencial a distância ao seu cliente. Deixe-o motivado e faça dele um amigo.

Priorize o cliente que está vindo de forma online

Tenha em mente que um cliente que liga ou manda mensagem para você, precisa ter a mesma prioridade que um cliente que entra em sua empresa. Afinal, se ele está te procurando naquele momento, é porque ele necessita de atenção sobre o seu problema ou necessidade.

Então, ele irá dar preferência para aquela empresa que o acolher rapidamente e o ajudá-lo a encontrar a solução. Por isso, procure responder as mensagens o mais rápido possível!

Caso você esteja com outro cliente de forma presencial, peça licença a ele e mande uma mensagem ao cliente virtual explicando que está em atendimento, mas que assim que finalizar, você dará todo o suporte necessário.

Hoje, grandes empresas como Oi, Bradesco, Itaú, Vivo, entre outras, já possuem atendimento através de inteligência artificial, um avanço no marco do atendimento online.

Há também canais diretos para atendimento em bancos, como o Fone Fácil Bradesco, o Fale com o BB, Fale com a Gente, do Santander, entre outros. Prova de que as grandes empresas estão voltando suas atenções para melhoria do seu atendimento.

Use as redes sociais

Assim como o WhatsApp, ter atendimento personalizado online através das redes Facebook e Instagram de forma correta.

De nada adianta colocar diversos posts com chamadas para ação de seus clientes se você mesmo não ficar de olho sobre as mensagens que eles mandam ou os comentários sobre seus produtos e ou serviços.

O cliente gosta de atenção e ganha a empresa que mais der suporte a ele.

Pense também em ferramentas para o atendimento de pós-venda

Essa é a parte que mais faz as empresas perderem os seus clientes. Da mesma forma que você deu todo suporte para o cliente adquirir seu produto, caso aconteça algum problema, você precisa ser ainda mais solícito!

Problemas toda empresa pode ter, seja um produto entregue com defeito, um atraso de entrega ou qualquer outro. Mas o importante é ter um canal com pessoas para o pronto atendimento a essas possíveis situações. Afinal, um cliente ciente da situação e sabendo que a empresa se preocupa com suas dores, é um cliente satisfeito também.

Fidelize seus clientes através dessas ferramentas online

Uma empresa com boas estratégias consegue transformar leads em clientes e clientes comuns em clientes fidelizados.

E isso não precisa ser somente de forma presencial! Através de qualquer ferramenta online essa fidelização pode acontecer. Afinal, é a qualidade de seu atendimento que define se o cliente irá fechar uma compra, se irá comprar apenas uma vez ou se voltará a fazer outras compras e ainda referenciar o seu negócio a outras pessoas.

Claro que queremos a última opção, já que são os clientes fidelizados que fazem o nosso negócio crescer. Além disso, manter um cliente fidelizado custa muito menos do que criar formas de atrair novos leads e fazer com que eles se tornem clientes.