SEO para clínicas odontológicas: Entenda como ele pode ajudar na estratégia digital

SEO para clínicas odontológicas: Entenda como ele pode ajudar na estratégia digital

Não é segredo que, atualmente, a internet é essencial para os negócios e que estão sendo criadas inúmeras estratégias para que esses investimentos online tenham retornos satisfatórios.

Não à toa, a busca pela estratégia SEO (Search Engine Optimization) não para de crescer. Como o nome já diz, ela trabalha trazendo “Otimização para Mecanismos de Busca”, colocando bons sites na primeira página de resultados.

Por isso, se você tem uma clínica odontológica, sabe que ultimamente ficou mais fácil encontrar um site para dentistas que tenha informações relevantes para o seu negócio, certo?

Então aprenda a seguir qual a importância e como colocar em prática o SEO na sua estratégia digital!

Qual a importância do SEO para empresas?

Sites de busca como Yahoo!, Bing e Google tem uma espécie de ranking, onde eles analisam diversos fatores para saber qual site merece estar na primeira página. 

Portanto, se você cria um blog que não tenha conteúdos relevantes para seu público, como tratamento dentário, por exemplo, você fica praticamente invisível no meio digital.

Isso porque, em média, 90% das pessoas clicam apenas nos 3 primeiros resultados que aparecem.

Por isso, investir em alguns tipos de SEO é extremamente importante para a sua estratégia digital. Veja abaixo dois tipos que vamos abordar neste conteúdo:

Conheça as diferenças de SEO On e Off Page

O SEO é trabalhado de forma ampla, dando a oportunidade de você aplicá-lo de várias formas para ajudar no seu consultório.

Por isso, vamos abordar dois tipos: SEO On Page e SEO Off Page, onde o primeiro é um processo que se trabalha internamente e o segundo externamente.

On Page

Aqui você trabalha dentro do seu próprio blog, produzindo conteúdos relevantes, tratando sobre aparelho odontológico, por exemplo, ou algum outro assunto que atraia a atenção real do seu público.

Para isso, não basta apenas dominar o assunto, mas também saber montar uma boa estrutura do texto e do blog em si.

Off Page

Não é sempre que alguém vai cair diretamente no seu site ou blog, mas você pode fazer com que cheguem até você através de outros sites.

Isso porque um conteúdo de qualidade pode virar referência em outros blogs, onde é adicionado o link da sua página, da mesma forma com os compartilhamento em redes sociais.

Aprenda como colocar essas estratégias em prática

Se interessou e quer saber como aplicar o SEO no seu site ou blog? 

É bem prático, veja a seguir algumas dicas fáceis:

Se quiser investir em SEO On Page

  • Utilize palavras-chave com volume de busca alto no seu conteúdo, como “gestão de consultório”;
  • Torne sua URL amigável, substitua os números gerados automaticamente;
  • Faça troca de links internos (artigos do seu próprio blog) e links externos (parcerias com outros blogs);
  • Estruture seu conteúdo da forma correta, título, subtítulos, siga a ordem.

Se quiser investir em SEO Off Page

  • Firme parcerias com outros blogs do segmento, como e façam troca de links. Ou seja, se alguém estiver em algum blog de um parceiro seu, pode ler um texto que tenha um link que leve diretamente para o seu blog;
  • Faça comentários em outros blogs e compartilhe os links dos seus conteúdos;
  • Utilize as redes sociais para compartilhar conteúdos do seu blog, assim atraindo mais leitores.

Curtiu as dicas? Mais fácil do que você imaginava, não é mesmo? Então não perca mais tempo e comece a pensar em quais estratégias digitais você deve investir.

Coloque as mãos na massa e veja os resultados!

A essa altura você já deve ter entendido a importância de investir em SEO nas suas estratégias online.

Por isso, não deixe de continuar pesquisando para entender mais sobre SEO e quais são as melhores ações para o seu negócio, seja ele uma indústria, ou uma clínica dentária.

Isso porque às vezes é mais vantajoso começar pelo Off Page e depois ir para On Page, por exemplo.

Surpreenda seus concorrentes e atraia o maior público para o seu consultório odontológico!

Esse artigo foi escrito por Sther Freire, redatora do Consulta Ideal