De acordo com o IBGE, o número de desempregados chegou a cerca de 13 milhões de brasileiros durante o ano de 2018, e, nos 3 anos antes, cerca de 341,6 mil empresas tiveram que fechar as portas.
Por outro lado, mesmo nesse cenário de crise, um determinado segmento econômico não para de ter o seu crescimento e apresenta números cada vez melhores.
Esse mercado pode ser conhecido tanto como Marketing Digital ou publicidade online.
Alguma parte desse constante crescimento do Marketing Digital pode ser motivado pela crise econômica, já que os empreendedores para garantir a sobrevivência a concorrência e poder vender mais, buscam por melhores maneiras de divulgar.
Sendo assim, obviamente esse mercado cresceu.
Segundo uma pesquisa feita recentemente pela IAB Brasil, o Marketing Digital resultou em um crescimento de 25,4% apenas no ano de 2017 ao ser comparado com o ano de 2016.
Desta maneira, mais de 14,8 bilhões de reais foram movimentados com esse segmento.
Agências especializadas em criação e otimização de sites, como a Hug Websites, investem alto para aproveitar a tendência de crescimento da área. “No início tive algumas dificuldades, mas hoje posso dizer que o negócio cresce exponencialmente a cada ano.” Afirma Luciano Finatti, CEO da agência.
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Setores que também cresceram em meio a crise econômica
Também ocorreu de outros dois segmentos crescerem durante esse período de crise, os setores impulsionados foram o marketing de afiliados e o e-commerce.
Esses mercados estão associados e conectados com o Marketing Digital, já que também utilizam as publicidades online para poder alcançar os clientes em potencial, nomeados de leads.
De acordo com a Ebit, são mercados que foram responsáveis pela movimentação de 50 bilhões apenas em 2017 e a Fecomercio SP projetou o crescimento de 15% as vendas online.
Como funciona o mercado de afiliados?
O mercado de afiliados tem o seu funcionamento de forma simples e é bastante acessível, tanto para os empreendimentos, quanto para as pessoas físicas que querem fazer dinheiro na internet.
O afiliado pode se cadastrar em alguma plataforma e receber um link para realizar a divulgação, desta forma irá receber comissões quando as vendas são feitas pelo link desse afiliado.
É um processo que funciona de forma perfeita, pois a sua administração é por uma plataforma que oferece muita segurança ao sistema.
Dados sobre o investimento no segmento de Marketing Digital no Brasil
Muitas coisas podem ser ditas sobre esse assunto e como ele acontece em território nacional, porém há dados e número que podem provar o crescimento desse setor.
São valores de investimento e outros detalhes que confirmam as informações já ditas até aqui.
De forma pontual e pegando alguns estados, regiões como São Paulo, Minas Gerais, Porto Alegre e Rio de Janeiro mostram número mais expressivos em relação a investimentos, já que são capitais dos centros de comércio e notaram a necessidade de participação nesse setor.
Quando é falado de valores para investimentos, a informação continua a surpreender, pois mesmo no meio de uma crise econômica, de acordo com as informações da comScore, apenas no ano passado, o valor de 9,5 bilhões de reais foi investido no mercado digital em solo nacional.
O desemprego
Devido ao aumento do número de desempregados, muitos trabalhadores buscam na internet alternativas para conseguir obter uma renda, tradicionalmente começam procurando por uma renda extra, porém passa a ser uma dedicação exclusiva ao marketing digital.
O YouTube é outra ferramenta que ajuda a comprovar esse crescimento, pois todos os dias diversas pessoas e negócios postam vídeos e conseguem obter resultados de vendas nesse mercado e muitos vídeos conseguem mais de 100 mil visualizações.
No entanto, para conseguir êxito nesse setor e obter sucesso, será preciso de conhecimento.
O estudo das estratégias é essencial, pois estar informado sobre as novidades do Marketing Digital são pontos fundamentais para o sucesso em uma empresa.