Dicas para tirar vantagem do seu cartão de crédito

Dicas para tirar vantagem do seu cartão de crédito

Se você tem um cartão de crédito ou até mesmo está pensando em fazer um, mas está em busca de algumas dicas que possam te ajudar a fazer um bom uso do seu cartão e ainda mais, está procurando por dicas que te ajudem a desfrutar e usufruir de todas as vantagens que o cartão de crédito tem a lhe oferecer, então você está no lugar certo.

No artigo de hoje, além de você poder obter dicas sobre como desfrutar de todas as vantagens que um cartão de crédito oferece, você ainda irá aprender algumas dicas de como ser mais esperto que o cartão de crédito e poder obter ainda mais vantagens. Então, se é isso que você está procurando, você poderá encontrar aqui, basta continuar lendo o nosso artigo e nos acompanhando. Boa leitura.

1. Se você souber utilizar o cartão da forma correta, ele poderá te ajudar a se organizar

Não podemos negar que realizar compras no cartão de crédito nos causa uma empolgação, não é mesmo?! É como se fosse algo que nos impulsiona a comprar mais, porém, quando a fatura chega no fim do mês, chega a bater um desânimo.

Todavia, para quem sabe se controlar e comprar somente aquilo que lhe é necessário, o cartão de crédito pode ser sim um ótimo aliado. O cartão de crédito pode ser uma ótima ajuda, quando você precisa realizar compras que possuem um precinho mais “salgado”, como as pessoas costumam dizer ao se relacionarem a preços altos, pois com o cartão de crédito, você tem a possibilidade de parcelar a sua compra, tendo assim, uma maior flexibilidade para se organizar e pagar suas contas.

Além disso, se você está sem dinheiro e precisa ir ao supermercado, ou até mesmo abastecer o seu veículo, com o cartão de crédito isso é possível. Porém, a dica que nós te damos é a de você escolher uma data boa para pagamento da fatura, ou seja, uma data que seja próxima ao recebimento do seu salário, benefícios e etc.

2. Não tenha muitos cartões de crédito

Uma outra dica muito importante é sobre a questão da quantidade de cartões de crédito. Mas por que eu não posso ter muitos cartões de crédito? Quando você tem pelo menos 5 cartões de crédito, por exemplo, todos eles são pagos em datas diferentes (a não ser que você tenha renda suficiente para pagar todos em uma só data), e pelo fato de serem pagos em datas diferentes, isso poderá fazer com que você acabe esquecendo e se confundindo com as datas, o que irá te prejudicar.

Além disso, ao possuir muitos cartões, você vai sempre querer comprar mais, pois o cartão de crédito gera isso na pessoa, o pensamento de que é necessário ser gasto todo o limite do cartão.

Por isso, não só nós, como também os especialistas em finanças, indicam que você se limite a pelo menos dois cartões de crédito, no máximo.

3. Pague sempre o valor total da fatura

Optar por pagar sempre o valor total da sua fatura também é mais uma dica que vale muito a pena seguir, e você sabe por que? Porque quando você opta por pagar o valor mínimo da sua fatura e parcelar todo o resto, você está optando por pagar juros absurdamente altos. E não fica só aí.

Com certeza, mesmo sendo parcelado a sua fatura, você ainda irá querer realizar mais compras no cartão no próximo mês, e isso levará a dívida a crescer mais e mais e você poderá sair bem prejudicado dessa história.

Mas se realmente a grana tá curta e você não está tendo condições de pagar a fatura total, então você deve se controlar e utilizar o cartão novamente só depois de pagar todo o parcelamento da sua fatura. 

4. Negocie a anuidade do cartão

Uma outra ótima opção que você pode ter é a de solicitar um desconto ou a isenção da anuidade. É preciso ter um bom jogo de conversa com o gerente do banco, para que haja a liberação e você não precise pagar por essa cobrança tão chata.

Uma outra opção muito boa e que não te obrigará a ter que entrar em contato com gerente ou qualquer outro responsável é escolher um cartão de crédito sem a cobrança de anuidade. Atualmente esse tipo de cartão vem sendo muito procurado, pois além dessa, oferece muitas outras vantagens, como é o caso do cartão de crédito Nubank, Digio, e muitos outros.

Então, se você não quer pagar por anuidade, a melhor opção é fazer uma boa pesquisa e procurar por cartões de crédito que não cobram anuidade e que ainda oferecem diversos outros tipos de vantagens e benefícios para você.

5. Aproveite programas de pontos e milhas

Existem alguns cartões de crédito que ainda oferecem a você, as vantagens dos programas fidelidade, onde, ao realizar compras no cartão de crédito, você passa a ganhar pontos e milhas, que são somados, e ao chegar a uma certa quantidade, poderão ser trocados por descontos em compras, prêmios e diversos outros tipos de benefícios, seja em produtos ou em serviços.

Então, se você realiza compras, mas nunca procurou saber se o seu cartão oferece essa vantagem para você, procure já se informar, pois essa é uma das melhores vantagens que um cartão de crédito pode oferecer para você.

6. Cuidado com os cartões de crédito que geralmente levam o ‘status’ de cartões Ouro, Platinum, Black…

A última dica que nós temos para te dar, é a de que você esteja sempre atento e analisando bem os cartões que na maioria das vezes, carregam consigo os títulos de Gold, Platinum, Black e etc., pois esses títulos podem ser falsos, prometendo oferecer vantagens a você que nem são tão boa assim e te fazem pagar por anuidades absurdas para desfrutar dessas vantagens.

Então, se você está interessado em um cartão que possui um desses títulos,o analise bem, para ver se as vantagens que ele oferece são mais especiais que as dos demais cartões ou se são iguais aos demais. Caso ele ofereça vantagens que um cartão de crédito sem anuidade oferece, desista dele e opte pelo sem anuidade, pois terá a mesma funcionalidade.

Esse artigo foi produzido pela equipe do kontaazul.com.br