Como fidelizar os seus clientes

Como fidelizar os seus clientes

Entenda como fidelizar os seus clientes

Um negócio de sucesso é aquele que não apenas é capaz de atrair novos clientes, como também de fidelizá-los. Afinal, quando alguém compra um produto ou serviço da sua empresa, você quer que esse consumidor continue usufruindo dos seus serviços e tenha a possibilidade de se tornar um porta-voz da sua marca, certo?

Para que isso aconteça, existem alguns passos simples que você pode incorporar aos seus processos e, principalmente, ao fluxo de atendimento ao cliente, para transformar consumidores em clientes leais.

Veja abaixo como fidelizar os seus clientes:

  • Trabalhe com o foco do cliente

Muito se fala sobre a forma de atuação com foco no cliente, ou seja, agindo de acordo com o que eles esperam de você. Porém, um novo conceito no mercado organizacional é o de foco “do” cliente, método que segue a lógica de enxergar a sua marca por meio dos olhos dos seus consumidores.

Isso significa que você está entrando na mente dos seus clientes para entender a fundo quais são os seus maiores desejos e anseios, procurando formas de adequar os seus produtos de acordo com esse modo de pensamento. A partir do momento que você fornece exatamente o que a sua audiência deseja, as chances de fidelização são muito maiores.

  • Invista nos canais de comunicação certos

Uma das ferramentas mais inovadoras no atendimento ao cliente é o call tracking, sistema que permite que você identifique onde está a sua maior base de clientes. Ele funciona criando um telefone secundário para cada canal de comunicação que você desenvolveu, como por exemplo os seus anúncios no Google Adwords, a sua página no Facebook, perfil no Instagram e canal no YouTube.

Cada uma dessas plataformas recebe um telefone diferente e, quando o cliente liga para esse número, ele é automaticamente redirecionado para a sua linha principal. Com isso, você consegue identificar qual foi a mídia digital que originou aquela ligação.

Tendo essa informação em mãos, é possível concentrar as suas estratégias de comunicação e divulgação de serviços na plataforma onde está a sua maior base de clientes potenciais!

  • Ofereça vantagens exclusivas

O atendimento ao cliente também está muito ligado à experiência dos consumidores em seu estabelecimento. Por isso, se você quer fidelizar uma pessoa, uma boa saída é oferecer condições exclusivas para aqueles que visitam a sua loja ou até mesmo compram produtos online.

O clube de fidelidade por meio de pontos atribuídos à cada compra é um dos métodos mais eficazes de garantir o retorno do cliente. Com a pontuação recebida, você pode oferecer descontos, brindes e vantagens únicas para aqueles que se cadastram no clube.

Além de aumentar as chances de que esse cliente feche negócio com você, essa estratégia também ajuda a aumentar a sua base de leads e criar um mailing de comunicação para enviar conteúdo exclusivo.

  • Aproveite a sazonalidade

Outra forma de criar promoções que resultam na fidelização de clientes é aproveitar a sazonalidade. Esse conceito está relacionado aos períodos em que as vendas costumam aumentar, como é o caso de datas comemorativas (ex.: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Páscoa, Natal e etc).

Cada empresa possui o seu próprio período sazonal, portanto é preciso analisar as suas vendas mensais para descobrir qual deve ser o seu maior foco. O objetivo aqui é pegar carona com essas datas especiais para oferecer promoções e descontos que atraem os consumidores até o seu estabelecimento.

Fidelizar os seus clientes é uma forma de aumentar a sua receita e, ao mesmo tempo, construir uma reputação positiva para a sua loja, fortalecendo a imagem de uma empresa que se preocupa com a sua audiência.

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