Como usar a inteligência artificial para otimizar o RH

Como usar a inteligência artificial para otimizar o RH

Quando mencionamos a inteligência artificial, os primeiros cenários que chegam a nossa mente são os de ficção, com robôs e androids. Não é exatamente isso que acontece, mas a inteligência artificial tornou-se uma necessidade para atividades mais comuns, de modo a facilitar a vida de muitos profissionais e afins, disponibilizando a dinamicidade de nossas tarefas. No ramo de Recursos Humanos, ela está se tornando imprescindível.

Clique aqui e conheça um software de recrutamento e seleção

Tipos

Primeiramente, é importante separar algumas das inteligências artificiais para que se esclareça alguns pontos. A robótica, por exemplo, utilizada para avaliações e não muito comum no dia-a-dia de empreendimentos, é demarcada pelo modo visual. Hoje, existem diversas formas possíveis de usar a inteligência artificial para otimização do RH. Aqui estão três maneiras que podem fazer a diferença:

Tipo biométrico

A biometria utiliza caminhos lentos no Brasil, porém já está em uso em alguns ambientes específicos como os bancos e algumas áreas de trabalho.

Sistemas que fazem o reconhecimento de digitais são muito populares e se destacam pelo caráter de ferramenta essencial de reconhecimento de rostos, por exemplo – em alguns casos – reconhecendo a íris ou voz do indivíduo. Modelos como estes estão conquistando o nosso país.

É válido dizer que, até mesmo os relógios-ponto estão a par dessa evolução. Atualmente, essa função é realizada pelas digitais dos funcionários, promovendo a entrada e saída dos empregados.

Por outro lado, nas imediações do RH, a biometria facilita a medição de índices com relevância para o setor. Estes podem ser relacionados com a frequência, tempo do serviço, alguns cálculos, média de horas-extras e outros.

Com o tempo, essas ferramentas evoluem, permitindo controlar dados e informações muito além de entrada/ saídas, mas durante todo o processo diário de atividades.

Em setores comerciais, reconhecer o indivíduo pelo rosto é algo que está sendo desenvolvido para medir atitudes e reações de potenciais clientes. Num tempo próximo, esse tipo de situação pode ter utilidade para análises e medição do grau de funcionários que estão satisfeitos dentro de um empreendimento, e ainda a relação entre os outros empregados.

As ferramentas com reconhecimento vocal podem ter utilidade na promoção de detectar questões de conflitos e relações entre dados de negócios. Contudo, isso ainda trata-se de dedução.

Bots

Estes são os principais suportes, através da inteligência artificial, que estão mudando o cenário de muitos lugares, inclusive o RH. É uma ferramenta que disponibiliza a pesquisa e análise automática em informações e dados vigentes nas redes sociais de empresas e quaisquer meios virtuais.

Tudo aquilo que era procedido de modo manual e que demandava tempo, leva agora poucos segundos. O que melhora a situação ainda mais é que não existem impedimentos para a tecnologia alcançar consultas em tempo real, para quaisquer dados.

É um sistema muito útil para o RH, em áreas de seleção e recrutamento, mas também de uso interno em empresas, de modo geral.

Algoritmos

Outro grupamento da inteligência artificial explicita a ferramenta que torna mais simples e eficaz a área de RH. É muito útil para o aprimorando de processos de recrutamento, gestão e análise comportamental dos possíveis talentos.

Vantagens da Inteligência Artificial para o RH

  • Decisões mais rápidas e eficientes;
  • Acelera os meios de comunicação entre diversos setores da empresa e o RH;
  • Fácil reconhecimento de padrões e tendências;
  • Projeções elaboradas de forma ampla e precisas;
  • Controle eficaz de quadros de empregados;
  • Análise à distância com a mesma eficiência da presencial;
  • Comunicação e propagação da mesma, de forma célere;

Análises, dados e informações como tendências e afins são conseguidos de forma eficaz através da inteligência artificial. É a partir desta tecnologia que pode-se encontrar projeções fáceis e rápidas para os processos de gestão de Recursos Humanos.

 
Fechar

Contato:

(62) 98454-1954

WhatsApp

Seg - Sex 09:00 -17:00

Sab e Dom - fechado

Redes Sociais:

E-mail:

contato@empresariadoweb.com.br