Coworking: como essa modalidade de trabalho pode aumentar a sua produtividade

Coworking: como essa modalidade de trabalho pode aumentar a sua produtividade

As relações de trabalho têm sofrido muitas mudanças nas últimas décadas. A presença da tecnologia no cotidiano das empresas ampliou a comunicação entre colaboradores e clientes em num nível nunca antes visto. 

Agora já é possível abrir uma empresa e gerenciar times remotos que trabalham, cada um, em um lugar do globo, através de ferramentas virtuais para mantê-los conectados entre si. A popularidade do coworking é um desses exemplos de que já não é necessariamente obrigatório trabalhar dentro de uma empresa para manter o seu negócio em funcionamento. 

Os escritórios compartilhados vieram para transformar completamente como construímos nossas relações profissionais. A seguir, vamos conhecer algumas vantagens que você pode aproveitar a partir de agora trabalhando em um espaço de trabalho compartilhado. Aproveite a leitura. 

Por que você deve investir em um espaço de coworking? 

A lista de benefícios que um coworking proporciona para quem decide apostar nele como forma de diversificar seus negócios se estende para 5 pontos estratégicos. Todos se conectam entre si de uma forma que criam um cenário extremamente promissor e repleto de oportunidades profissionais para o seu negócio prosperar, não importa o tamanho dele. 

Redução absurda de custos 

Todo empresário sabe o quanto é oneroso para o seu fluxo de caixa pagar despesas operacionais como água, luz, aluguel do espaço, além de reformas e manutenções esporádicas. 

Dependendo da localidade e do tamanho da empresa, a soma desses gastos pode trazer muita dor de cabeça tanto para quem está investindo na abertura do próprio negócio quanto para um empreendedor que precisa regular seus gastos empresariais. 

Em um espaço de coworking tudo isso deixa de ser sua responsabilidade. Todas as despesas descritas acima são pagas por um terceiro, enquanto você usa os seus rendimentos na compra de novos equipamentos, serviços e tecnologias que vão aumentar a sua produtividade e estreitar a comunicação com seus colaboradores e clientes. 

Ampliação exponencial do networking 

Já imaginou estar cercado por profissionais das áreas de design, T.I, administração, marketing, conteúdo, entre outras em um mesmo local? Essa é a realidade de quem trabalha em um escritório compartilhado

Para alguns profissionais é uma forma de sair da sua zona de conforto e mergulhar em um ambiente completamente diferente daquele que se tornou rotina dentro de um escritório, onde, muitas vezes, diferentes áreas pouco interagem entre si. 

Mesmo os empreendedores e empresários mais introspectivos vão se sentir à vontade para conversar sobre projetos, trocar experiências e até fazer novos negócios que podem contribuir para o crescimento de suas empresas. 

Colaboração em projetos 

Em alguns casos é comum que você se encontre sem criatividade para pensar em uma solução para um problema envolvendo uma comunicação com um cliente ou um projeto que não sai do lugar. Neste caso, a solução pode estar do seu lado. 

Pessoas estão sempre dispostas a ajudar umas as outras e as chances de outro profissional que tem mais domínio do que você conseguir encontrar um caminho mais fácil para contornar uma dificuldade. Não tenha medo de pedir por ajuda. Isso só demonstra um interesse genuíno em se aproximar e ampliar a sua rede de contatos. 

Novas parcerias comerciais 

Enviar e-mails, fazer telefonemas, prospectar clientes. Às vezes essa rotina é cansativa e nem sempre traz os resultados desejados. Existe a sensação de que há uma empresa que presta serviços para outras e não parece haver uma relação profissional natural e saudável.  

Quando você se encontra em um coworking, tudo ocorre mais naturalmente: alguns minutos no elevador ou durante uma pausa para um cafezinho podem evoluir de uma conversa despretensiosa para o surgimento de uma parceria ou novo projeto. Tudo é possível. 

Aumento do foco e da produtividade 

Com todos compartilhando do mesmo espaço de trabalho compartilhado para tocarem seus projetos, logo a impressão de seriedade acaba influenciando no foco e também na produtividade. Distrações se tornam mínimas, assim como possíveis imprevistos que costumam acontecer trabalhando na modalidade home office. 

Os profissionais que estão em um espaço de coworking conhecem suas responsabilidades como empreendedores. É claro que o ambiente também favorece a concentração, mas a atitude pró-ativa das pessoas que frequentam ele também faz diferença. 

Agora que você já conhece algumas vantagens de trabalhar em um escritório compartilhado, aproveite para se inscrever na nossa newsletter para ficar bem informado sobre o universo do empreendedorismo, negócios e outros temas relacionados.