Você sabe como criar uma página de contato irresistível?

Você sabe como criar uma página de contato irresistível?

Uma página de contato bem feita aumenta a confiança do visitante, e pode aumentar o número de conversões. Veja como fazer uma página irresistível.

Quando alguém cria um site, busca disponibilizar ali a maior quantidade possível de informações, certo? E a página de contato? Também é importante? Para que serve?

Bom, obviamente que além da quantidade, a qualidade do material disponibilizado na internet e a organização do mesmo deve ser bem pensada.

Contudo, os usuários poderão ver-se em situações de dúvidas sobre algum elemento do site ou acerca dos serviços ou produtos ofertados pela empresa dona da página.

Quando isso ocorre, não há forma senão o contato direto com alguém que possa sanar essas dúvidas.

Para isso, quem estiver navegando passará a buscar alguma forma de entrar em contato. 

A má utilização dessa ferramenta elementar, contudo, acaba reduzindo consideravelmente as chances que um visitante se converta em um comprador.

A lógica aqui é muito próxima da que ocorre nas lojas físicas. Se o atendimento não corresponder às necessidades do cliente, é provável que ele procure algum lugar onde seja atendido devidamente.

Mal uso das páginas de contato

Atualmente é muito comum ver sites que colocam em segundo plano sua página de contato, e isso gera certa incomodidade no usuário que deseja fazer uma consulta mais pormenorizada sobre algum detalhe.

É certo que páginas de ajuda ou links que dão acesso a perguntas feitas com frequência geralmente ajudam muito a resolver as interrogações do usuário; contudo, não são suficientes. O ideal é separar a página de FAQ da de contato.

Embora pouca – ou às vezes nenhuma – atenção seja dada aos mecanismos de comunicação do usuário com os responsáveis pelo site, esses espaços continuam sendo fundamentais.

É comum encontrar atualmente sites com atendentes virtuais que fazem o possível para que as mensagens dos clientes sejam respondidas automaticamente, ou indicam meios para que as soluções sejam encontradas pelo próprio usuário sem o auxílio de um atendente.

Entretanto, o que muita gente até mesmo no mundo dos negócios não percebe, é que as páginas de contatos não servem somente para que os usuários enviem suas dúvidas, mas, sim, para criar um laço de proximidade entre consumidor e vendedor.

Imagine, por exemplo, um usuário com dúvidas sobre as especificações técnicas de um produto que deseja adquirir.

Se as informações disponíveis no site não forem suficientes, é possível que ele queira entrar em contato com alguém que responda suas dúvidas antes de efetuar a compra.

Contudo, se o site não disponibilizar uma página de contatos atraente, é provável que esse cliente potencial busque as informações que necessita em outras páginas. E, se conseguir informações relevantes em um site que também disponibiliza o produto para venda, é provável que converta a venda aí.

Páginas de contato ajudam a aumentar conversões

Como deu para notar, ainda que pareça algo sem tanta relevância, uma página de contato (ou a ausência dela) pode ser um fator determinante para o número de conversões.

A ideia de uma página de contato é facilitar que os usuários tenham confiança com a empresa cujo site visitam. 

Pense. Geralmente quem tem o nosso contato é porque tem algum vínculo conosco, ou  pode precisar de algo.

Com as páginas de contato ocorre o mesmo. Caso um dos visitantes esteja em busca de um serviço ou produto, mas seja alguém preocupado com o risco de golpes ou que queira garantir um bom atendimento pós-vendas, por exemplo, ele provavelmente se sentirá mais seguro quando encontrar os contatos da empresa disponíveis. 

O que deve ter uma página de contato?

  • Nome

É muito improvável que confiemos em alguém cujo até mesmo algo tão elementar como o nome conhecemos. Com uma empresa ocorre o mesmo.

É importante que na página de contato o nome da empresa esteja visível e apresentado com claridade.

  • Endereço físico 

Disponibilizar o endereço físico da empresa é importante para que os clientes possam consultar – até mesmo antes da compra – onde buscar atendimento caso necessitem.

A pesquisa na internet pelo endereço físico de uma empresa gera maior confiança em um cliente potencial, e também aumenta a proximidade com os clientes.

Quando confirma a existência do endereço apresentado, aumenta a confiança do visitante. 

As empresas que possuem mais de um endereço, podem compartilhar todos para que, com a ajuda de mapas, o usuário veja qual é o centro de atendimento mais próximo.

As ferramentas de localização atualmente disponíveis ajudam os usuários a encontrar os endereços da empresa que estejam mais próximos de sua residência. Por isso, incluir um mapa como os do Google Maps é uma boa ideia.

  • Formulário de contato

Muitos usuários utilizam os formulários de contato para enviar perguntas ou solicitações. Lembre-se de tê-los bem à vista e com os campos mais importantes. 

Os campos que não podem faltar em um formulário de contato são:

  • Nome do visitante;
  • Endereço;
  • Endereço de e-mail;
  • Número de telefone;
  • Dúvida.

Será ainda importante considerar cada segmento de negócio para saber se alguns campos adicionais devem ser colocados, ou se, talvez, alguns poderiam ser omissos. 

O importante é não converter o formulário em uma prova do Enem e perguntar demasiadas coisas. Os visitantes se cansam de muitas perguntas e campos para preencher e poderiam acabar abandonando a página. Pergunte o essencial e nada mais!

Um exemplo de página de contatos de fácil utilização é o da Guest Posts. O site disponibiliza quatro campos para que os usuários preencham as informações com:

  • Nome;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Mensagem.
  • Informações de contato

Disponibiliza ainda os meios de comunicação para que o visitante entre em contato caso prefira.

Neste ponto, se deve incluir dados como números de telefone e e-mail da empresa.

Há também a possibilidade de adicionar um link direto para o WhatsApp, o que poderia ajudar os usuários deste aplicativo a entrarem em contato com sua empresa mais facilmente.

Conclusão

Como vimos, uma página de contato ajuda a aumentar a confiança do cliente em um site, porque oferece opções para que ele tire suas dúvidas, faça alguma sugestão ou ainda apresente uma reclamação.

Portanto, desenvolva corretamente sua página de contatos, oferecendo um formulário de contato para os clientes e disponibilizando outros meios para que ele se comunique. Só não esqueça de fazer formulários sucintos e não gabaritos de prova com muitas perguntas.