Dicas financeiras para mães solteiras

Dicas financeiras para mães solteiras

Dicas financeiras é algo que todo mundo precisa procurar e se informar, elas serão a base de conhecimento para uma melhor estabilidade de renda. Independente de quem for ela sempre será a solução para evitar futuros problemas, ainda mais para aquelas pessoas que não cuidam apenas do seu sustento. 

Para aqueles que possuem família e filhos a prática a ser aderida se faz mais importante ainda, principalmente se o dinheiro para essas necessidades vem de mães solteiras, a partir daí o cuidado com o capital deve passar a ser mais redobrado.

Por isso, este artigo visa principalmente as mães que não tem um parceiro, e precisam arcar com grande parte do custos de seus preciosos herdeiros. As melhores dicas para você, o modo e finalidade que cada uma delas pode trazer para a sua vida.

Trace quais são as suas prioridades

A primeira das dicas financeiras que deixamos aqui para você é, trace quais são as suas principais prioridades para antes de dar início a qualquer outra coisa. Se possível faça anotações em um caderninho separado ou até mesmo digite em uma pasta separada do seu celular, se você tiver postura em cima de cada uma delas dificilmente cederá o seu dinheiro para outras necessidades.

Principalmente quando você se torna mãe, sabe que quando os seus filhos pedem alguma coisa desde algo bobo até o mais caro que seja, é o seu desejo poder concede-lo. Mas em cima disso saiba que você precisa ter acima de tudo um controle emocional. Se ele lhe pede um brinquedo mas ele pode comprometer por mais pouco que seja a renda que você destinou para outras coisas, não ceda.

A partir do momento que você cede seu capital com coisas que não convém, você dá espaço e liberdade para a sua mente de que pode compulsoriamente comprar tudo. Lembre-se que o controle em coisas pequenas vão na certa interferir naquelas que são maiores.

Além do mais, se você educa ao seu filho a economizar com o dinheiro, melhor ainda para a renda da sua casa. E se você quer o bem do seu filho, a partir do seu exemplo, ele poderá também economizar a renda financeira que ele conquistará no futuro com o seu próprio trabalho e não passará pelos mesmo apertos que você passa e não deseja a ninguém.

Consiga fazer uma reserva de emergência

A segunda das dicas financeiras que preparamos para você é que faça uma reserva emergencial, já que nunca se sabe quando ela pode vir a surgir. Talvez fazer isso é um pouco difícil quando sobrar dinheiro não é uma coisa que acontece nunca, mas para isso você que o planejamento financeiro está aí.

Não espere o que sobra da sua renda, porque isso nunca acontece. Retire uma quantia, não importa qual seja o seu valor, se grande ou pequeno. Aos poucos você consegue juntar e quando perceber verá que já conseguiu uma quantia acessível e que pode lhe ajudar em muita coisa.

Se possível,peça ajuda de parentes e amigos próximos para essa meta, certamente eles vão ajudar você e não importa se sejam só uma ou duas vezes, além disso você tem que saber que toda quantia é bem vinda para esses planos. A duração do processo talvez exija de você algumas renúncias mas o seu resultado final terá um futuro certo e preciso para você, ou seja, no final das contas valerá a pena.

Mostre que uma mãe solteira consegue sim, planejar!

Quem é mãe solteira sabe que na maioria das vezes recebe críticas da sociedade por mais que está seja ou não uma opção de vida sua, pois muita gente possui um pensamento para trás e acha que a mulher precisa de um homem para que seu sustento seja garantido. Diante de pessoas assim, mostre que você é capaz de gerar a renda da sua casa e ainda distribui los da melhor maneira.

Para que você possa provar isso, mostre com resultados. Faça planejamentos antecipados e tenha uma conversa com os seus filhos a respeito do porquê gastos precisam ser cortados. Pequenos atos como a conscientização de economia de energia, economia de água, sendo assim algum dinheirinho pode aparecer para você fazer o que quiser, inclusive um espaço para o lazer.

Procure poupar seu dinheiro para a aposentadoria

A quarta das sete dicas financeiras que selecionamos aqui para você é procurar poupar dinheiro para a sua aposentadoria. Infelizmente com o passar do tempo ficamos incapazes de exercer algumas atividades, até mesmo aquelas que garantem a nossa renda mensal. 

Assim você passa a pensar, como será o meu sustento daqui a alguns anos? Imaginamos que você não queira depender de quem depende de você no hoje, os seus filhos e além do mais acreditamos que o seu querer é que o salário que seus filhos obterão no futuro seja total investimento para ele.

Procure ter um seguro de vida

O seguro de vida também passa a ser uma ótima dica para o planejamento financeiro. Fazer um seguro de vida não ter pensamentos negativos e só pensar em coisas ruins, muito pelo contrário e garantir o bem estar para o futuro. Caso ocorra alguma coisa de grave a você que é mãe e que é a única provedora dos seus filhos, o seguro poderá ser sua ferramenta de amparo para eles, por mais que ninguém queira que o pior aconteça.

Ainda é aconselhável que você procure fazer um de acordo com a sua renda atual.

Busque sua independência

Quando você se torna mãe solteira, o que deveria ser sinal de independência pode se tornar o oposto, pois ao não se planejar você pode precisar pedir dinheiro aos seus pais, parentes das crianças e por mais que isso não seja errado o melhor é não depender de ninguém. Por isso arquiteto da melhor forma o seu dinheiro.

Pense no seu bem estar 

E por último a última das dicas financeiras que deixamos para você é, pense no seu bem estar. Se você está bem todo o resto em sua volta fluirá da melhor maneira.