Entenda a importância do exame medico admissional

Entenda a importância do exame medico admissional

Utilizado cada vez mais nas empresas privadas e indispensável nos cargos públicos, o exame admissional verifica como está a saúde do possível contratado. Muitas pessoas são pegas de surpresa, pois acreditam que um processo seletivo restringe-se apenas em provas ou entrevistas. Caso o candidato passe nas etapas consideradas “regulares”, digamos assim, também são feitos, exames médicos para a empresa contratante não obter surpresas.

Para que o exame admissional funciona?

Vamos utilizar o seguinte exemplo: você é dono de uma empresa é está contratando uma pessoa para determinado cargo. Após todos os testes de capacidade e demais etapas eliminatórias, o “tira-teima” será o exame admissional. É nele que o empregador saberá quem, de prontidão, possui não apenas o conhecimento necessário, mas também condições físicas para começar o trabalho. 

Colocando-se no lugar do contratante, ninguém quer um funcionário que já apresenta ou possui tendência a desenvolver doenças ou indisposições ao longo de seu período trabalhando na empresa. O exame admissional, inclusive, ajuda a evitar casos em que o contratado queira tirar licença por causa de eventual problema, oriundo do período em que trabalhava em outro local, ou até mesmo uma ação trabalhista.

Entretanto, o contratado também possui direitos. Caso o mesmo desenvolva qualquer tipo de doença, em função de seu exercício dentro da empresa, esta deve dar todo o suporte para o trabalhador para que ele se cure o quanto antes, ou cancelar sua demissão para assim, ocorrer o afastamento pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). 

Como é realizado o exame admissional?

Pago inteiramente pela empresa contratante, o exame analisa o candidato de uma forma minuciosa, não apenas sobre a sua condição física atual ou recente, mas também seu histórico de saúde completo, familiar, exposição a riscos em outras experiências profissionais e testes psicológicos.

Cada caso possui suas peculiaridades, fazendo com que cada candidato ou empregado de determinada vaga, realize uma bateria de exames conforme seu histórico. Entretanto, alguns são considerados imprescindíveis para admissão:
 

  • audiometria;
  • acuidade visual;
  • eletroencefalograma (EEG);
  • eletrocardiograma (ECG);
  • psicotécnico;
  • raio-x;
  • exames laboratoriais gerais.

Em quanto tempo todos os exames são feitos?       

Geralmente, todos os exames são feitos no mesmo dia. É de responsabilidade da empresa receber todos os resultados do laboratório, acompanhados de laudo profissional do médico responsável. Em casos que apareçam algum problema de saúde, é comum o pedido de exames complementares, ou até mesmo o cancelamento da contratação. 

Discriminação 

Vale ressaltar que nem todos os tipos de doença podem configurar impedimento de função para um candidato. O caso mais comum é de profissionais que possuem o vírus HIV, ou até mesmo, em um estágio mais avançado, já estejam com AIDS. Qualquer desistência por parte da empresa deve ter como base um laudo consolidado em que justifique esta escolha. 

Referência texto: https://blog.sst.com.br/exame-medico-admissional-entenda-sua-importancia-durante-a-contratacao/