Entenda como funciona a assinatura eletrônica

Entenda como funciona a assinatura eletrônica

Como funciona a assinatura eletrônica

Você sabe como funciona a assinatura eletrônica? Com o avanço da tecnologia o uso do papel está diminuindo, pois os meios digitais proporcionam mais agilidade, segurança e monitoramento com mais facilidade.  A prova disso, é a assinatura eletrônica que tem ajudado bastante as empresas nos processos mais burocráticos.

O que é a assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é um sistema que utiliza um código de segurança de cinco letras que é gerada pelo o próprio usuário. Ela surgiu depois da expansão da informática quando várias áreas do mercado migraram para o ambiente virtual.

Então com a necessidade de fazer a autenticação de varias informações, da mesma forma que validam contratos em papel foi criada a assinatura eletrônica. Ela utilizada Chaves Públicas Brasileiras – ICP Brasil, e em 2001 os documentos do tipo digital passaram a ter validade jurídica em todo o país e podendo substituir o uso do papel.

Como funciona assinatura eletrônica

Ela veio como objetivo de ajuda as os empresários que necessitam assinar vários contratos e para isso precisariam a ir até o cartório para validar todas as assinaturas, imagine o tempo que gastariam para assinar todos os papeis de forma manual?

A assinatura eletrônica facilita todo o processo com a mesma validade jurídica de um documento que foi autenticado em cartório. Além disso, ela também pode ser utilizada para outras finalidades como transferências bancárias, procurações, informações empresariais, e etc.

Para isso, é necessário utilizar o Digital Transaction Management (DTM), que é um software para fazer todo o gerenciamento digital das transações com base em documentos, além de permitir o uso de varias formas da assinatura eletrônica.

Quais as vantagens da assinatura eletrônica?

Esse sistema de assinatura proporcionar vários benefícios para quem utiliza observe abaixo:

Segurança

A assinatura eletrônica dispõe de vários recursos que garantem a sua segurança.  Como a criptografia que afasta os riscos de fraude ou de acessos indevidos.

Economia

Como dispensa a impressão de documentos você não precisará gasta comprando tinta e papal, além de economizar na energia e nos custos de transportes ou com contratação de despachantes.  Além de se livrar das burocracias, pois com a internet tudo é mais rápido.

Agilidade

Como esse sistema você terá mais agilidade com os documentos e não precisará mais imprimir o arquivo, se descolar até o ponto de entrega e esperar até que ele seja assinado para voltar com o documento.

Com este recurso você pode ligar com tudo isso de maneira mais pratica e rápida.

Mobilidade

entenda o que é assinatura eletrônica

Os contratos assinados pelo por este sistema podem ser acessados de qualquer dispositivo como computadores, smartphone e tablets. Através desta mobilidade você tem acesso aos arquivos mesmo quando estiver em viagem de negócios ou quando estiver em casa no seu escritório.

Como a tecnologia cada dia avança mais muitas pessoas ainda não sabem como funciona a assinatura eletrônica. Agora que você já sabe que está tecnologia veio para ajudar a facilitar as assinaturas, por que não começar a utilizá-la na sua empresa?

 

 
Fechar

Contato:

(62) 98454-1954

WhatsApp

Seg - Sex 09:00 -17:00

Sab e Dom - fechado

Redes Sociais:

E-mail:

contato@empresariadoweb.com.br