5  malefícios de ficar muito tempo no celular e como reduzi-los

5 malefícios de ficar muito tempo no celular e como reduzi-los

Ficar muito tempo no celular nem sempre é sinônimo de saúde. Embora ele seja um aparelho muitas vezes indispensável na vida das pessoas, o uso abusivo pode mais atrapalhar do que ajudar.

Afinal de contas, o celular é um companheiro praticamente inseparável nos tempos atuais. Isso se deve muito ao avanço tecnológico, que permite que eles sejam multitarefas e auxiliem as pessoas tanto na hora de buscar informação, mas também como ferramentas indispensáveis para se começar o dia, não é mesmo? Quem não utiliza o celular como despertador? 

Além de todas as funções indispensáveis na vida das pessoas, hoje em dia encontramos não apenas ofertas tentadoras desses aparelhos. A operadora Tim faz pacotea imperdíveis que acabam sendo grandes atrativos na hora de ficar conectado e garantir uma internet estável, com um bom plano, por exemplo.

Para saber como preservar a saúde e evitar que esse pequeno aparelho atrapalhe a sua vida, vamos listar aqui 5 malefícios que ele pode causar. Além disso, veja também como evitar passar muito tempo diante da tela de celulares.

Por que devo evitar ficar muito tempo no celular

Passar muito tempo no celular pode atrapalhar você em uma série de questões. Isso pode trazer consequências negativas não apenas para a sua saúde física ou mental, mas também um prejuízo relevante para a vida social. 

Um bom exemplo disso é em uma reunião de amigos ou trabalho onde existe um indivíduo alienado do que está acontecendo por conta do uso desses aparelhos. A tendência é que essa pessoa seja excluída desses meios . Veja a seguir mais malefícios que o uso excessivo do celular pode causar.

1- Ansiedade

Um dos principais problemas que ficar muito tempo no celular pode causar a você é a ansiedade. Isso se deve ao fato de que você está imerso em uma rede de informações, que chegam praticamente de forma instantânea. 

Embora os smartphones tenham tornado a comunicação infinitamente mais eficiente, isso pode fazer com que você fique buscando constantemente informações em sua rede de contato e quando a resposta não é imediata, isso pode causar aflição.

Além disso, o celular acaba sendo tão indispensável, que quando a pessoa esquece ele em algum local, ela se sente praticamente como se saísse nua. Parece que um pedaço do corpo está faltando. Não é apenas pelo medo de ter perdido o aparelho que a pessoa se sente assim, mas é também de se sentir perdida no mundo ou até mesmo desamparada.

Para evitar que a ansiedade tome conta de você, comece a dosar o tempo que você fica em posse do celular e crie estratégias e tarefas que você possa diminuir cada vez mais a importância dele em seu dia a dia. Afinal de contas, há um certo tempo, o celular não existia e as pessoas iam bem sem ele, não é mesmo?

2- Problemas de postura

Ficar muito tempo no celular pode trazer sobrecarga para a cervical. Pois a tendência de que fica utilizando o celular a toda hora é de inclinar o pescoço para frente e para baixo. Aparentemente, isso não é notado a curto prazo, mas tenha certeza que em um futuro próximo você sentirá dores na nuca e nas costas. 

Além de causar um certo desgaste na postura, isso pode causar dor de cabeça e até mesmo aquela sensação de cansaço. Para resolver isso, comece a controlar o tempo que você tem ficado com o celular em sua posse. Vale ressaltar que é importante se policiar constantemente como você tem tratado a sua postura. Para isso, verifique a todo momento se você está se inclinando muito para frente ou até mesmo inclinando o pescoço de maneira errada.

3- Problemas com o sono

Ir para a cama com o celular pode prejudicar a qualidade do seu sono. É importante lembrar que a tela do celular tem contraste, o que faz com que você se desperte e eventualmente até perca o sono. Além disso, é possível que você receba mensagens ou notificações e que podem emitir algum tipo de sinal, fazendo com que você acorde no meio da noite.

Para resolver isso, estipule um horário máximo para utilizar o celular e mantenha ele longe da sua cama, de modo que quando receber algum sinal ou notificação isso não seja perceptível.

4- Atrapalhar relacionamentos

Embora existam diversos aplicativos para encontrar relacionamentos. Ficar muito tempo no celular quando você estiver com o seu par não é nada aconselhável. Afinal de contas, isso pode afastar você de um momento único e a pessoa que estiver presente junto com você pode se sentir rejeitada.

A dica de ouro para isso não trazer prejuízo ao seu relacionamento é evitar utilizar o aparelho quando estiver em um encontro ou em um assunto sério com outras pessoas. 

5- Prejudicar a visão

O estímulo visual constante de telas que emitem luz e contraste não fazem bem à visão. Isso se deve ao celular ser mais um aparelho que fará com que você fique com os olhos focados. Ou seja, além da tela do computador, o celular será mais um aparelho que exigirá foco da sua visão. Isso faz com que você tenha um tempo menor de descanso para os olhos.

Para amenizar esse problema tente baixar a taxa de contraste da tela do celular estipule horários estratégicos para utilizar esse aparelho. A saúde dos seus olhos irá agradecer a longo prazo.

Agora que você sabe mais sobre os malefícios de ficar muito tempo no celular, saiba que é importante desenvolver o autocontrole. Essa é uma das melhores estratégias para não deixar esse aparelho atrapalhar você fisicamente, mentalmente ou socialmente. É importante ressaltar que a tecnologia deve ser utilizada de maneira positiva, sem que cause prejuízo a sua saúde física, mental ou social.