5 tendências do Instagram que você deve seguir

5 tendências do Instagram que você deve seguir

Quando falamos sobre fazer sucesso no Instagram, há muito o que se fazer. Conforme a competição aumenta, somente usar hashtags otimizadas com grande volume de busca e postar com regularidade não é mais suficiente para sair na frente da concorrência. Se você está sério em conquistar mais seguidores e curtidas – seja para se tornar um influencer ou usar a plataforma como um instrumento de negócios – é necessário conhecer tudo sobre as ferramentas dessa rede social e suas tendências. Assim você poderá iniciar o novo ano compreendendo que está tomando todas as medidas necessárias para construir uma forte presença na rede.

Esse ano indica que será excelente em oportunidade de negócios para os influenciadores e empresas que usam a plataforma para marketing. Existem várias formas de divulgar e vender seus produtos, criar um bom conteúdo e fazer com que sua lista de seguidores seja bastante engajada.

Veja abaixo 8 tendências do Instagram para esse ano:

1. Filtros no Stories com realidade aumentada

Uma das formas mais incomuns e divertidas de divulgar sua marca é através de conteúdo interativo. Em 2019, a plataforma criou um programa para comportar que terceiros (marcas, famosos, etc) inventassem seus próprios filtros de realidade aumentada nos Stories. Esses influencers podem propagar a sua marca com um simples compartilhamento do seu filtro customizado.

2. Ferramentas para crescimento

Não importa quão bem feita seja a sua estratégia nas redes sociais – o segredo é utilizar soluções de crescimento para conseguir ganhar mais seguidores, compartilhamentos e likes. Para possuir um público grande, comprar seguidores pode ser uma boa saída. Isso pode trazer seguidores reais, gente que podem ficar interessada em seus produtos ou serviços. Porém, possuir um número grande de seguidores pode não significar aumento em tráfego e vendas. Por isso, o engajamento desses seguidores deve ser o ponto mais importante do que a quantidade deles.

3. Veracidade do influenciador

Quando desejamos fechar alguma parceria com um influenciador, a autenticidade é um dos fatores mais são levados em conta. É simples conseguir novos seguidores, contudo os melhores influenciadores são os que possuem fãs reais os seguindo. São aqueles fãs que estão verdadeiramente interessados em seu conteúdo. Ou seja, instagrammers devem realmente ter influência sobre aqueles que te seguem.

Antes de fechar parceria com um influencer, pesquise mais sobre ele e sua presença online, além do número de usuários que o seguem:

  • Seus postem são bem engajados?
  • Os seus fãs realmente “ouvem” o que ele diz ou indica?
  • Com quais outras marcas eles já fecharam parceria e já fizeram campanhas?
  • Eles são autênticos?

Você pode usar recurso como a Social Bakers para procurar influencers no Instagram de acordo com localização, público e interesses.

4. Compras no Instagram

No passado, se você precisasse vender um item com o auxílio do Instagram, podia promovê-lo e, então, os compradores clicavam em um link para fechar a compra pelo seu e-commerce. Porém, com a ferramenta de vendas direto pela plataforma, seus fãs podem comprar itens diretamente por lá, o que os torna o processo de compra mais simples e intuitivo.

Esta é uma tendência que continuará em crescimento neste ano e nos demais. Os millennials e a geração Z preferem conveniência e a praticidade ao adquirir produtos por meio das redes que eles utilizam, como Messenger, Snapchat, Instagram, dentre outros.

5. IGTV e vídeo na vertical

Compartilhamento de vídeos na plataforma é algo importante hoje em dia e, por causa disso, o IGTV é uma excelente ferramenta. Esse recurso foi criado para a produção de vídeos no formato verticais focados para smartphones. É uma ferramenta indispensável para um perfil.

O Instagram divulgou esse recurso no ano de 2018 e ele é, como a própria rede social afirma, “um novo app para ver vídeos verticais de formato mais longo de seus criadores preferidos”. Através dele, não há mais o limite de 60 segundos – os vídeos podem ter duração de até uma hora. E mesmo que tenha um app especial para isso, os usuários da plataforma também podem assistir esses vídeos verticais através do aplicativo deles, o que é excelente para as marcas, já que admite que elas obtenham a grande audiência da rede, que é em torno de 1 bilhão de usuários.

Você pode utilizar a ferramenta para criar vídeos longos e que engajem para divulgar sua empresa e seus produtos, colocar em destaque produtos específicos e suas aplicações, compartilhar filmes, gravar palestras, entrevistas e qualquer outro tipo de conteúdo que encante seu público.

Artigo criado em parceria com a blogueira e influencer Joana Liberato.