Mudança de layout: aliada da otimização empresarial

Mudança de layout: aliada da otimização empresarial

Mudança de layout é uma ótima opção para as empresas que buscam melhorar a eficiência da equipe, deixar o ambiente mais organizado e confortável para a locomoção de funcionários, máquinas e produtos. Diferente das mudanças que fazemos em casa, alterando o lugar dos móveis, modificar o layout de uma empresa não é tão simples. Isso porque, os objetos são pesados, o prazo é curto já que os trabalhos não podem parar e deve ser pensado com cuidado e atenção para alcançar o objetivo desejado. 

É por isso que existem algumas empresas que realizam essa mudança de layout, fazendo o transporte de materiais e cargas e equipamentos com o auxílio de caminhões Munck, guindastes, empilhadeiras e equipes de remoção. Mas para manter a integridade dos bens materiais da empresa, como máquinas e produtos frágeis, é necessária a contratação de uma transportadora competente e especialização na área. 

Vamos ver ao longo deste conteúdo, alguns benefícios desta mudança dentro de empresas e como é feita de forma segura e responsável.

Mudança de layout 

Como foi dito, essa mudança traz benefícios que vão além da estética do local, o que também é importante caso receba clientes e fornecedores. Confira algumas vantagens deste processo e porque você deveria considerar essa opção: 

Melhoria do fluxo interno de pessoas produtos

Com a mudança de layout da empresa, o espaço para as pessoas se locomoverem será maior e mais confortável, dando mais agilidade para a equipe. Esse processo ainda permite criar uma ótima integração de ambientes, facilitando as entradas e saídas de materiais, carregamentos, máquinas e produtos. 

Melhor utilização do espaço disponível;

Quando o espaço está desorganizado, é normal que fique aparente que o local é menor ou que determinado objeto não caberia. Por exemplo, sua equipe precisa de uma máquina nova, porém visivelmente não há mais espaço no imóvel e então dispensam a compra deste equipamento. Essa situação pode reduzir os ganhos e até mesmo deixar a equipe menos eficiente. 

Por isso, com a organização planejada do ambiente, cada objeto estará localizado de maneira inteligente, assim haverá mais espaço para os funcionários e também para novas máquinas. 

Facilidade no controle e supervisão das atividades

Outro ponto positivo desta mudança é que com o ambiente bem planejado, será mais fácil para os supervisores ficarem de olho nos outros funcionários. Isso porque, além de aumentar a visibilidade do local, dará mais espaço para que faça a locomoção de forma ágil, segura e para todas as partes da empresa. 

Segurança

A segurança é algo que deve ser prioridade nas empresas. Há diversos casos de acidentes dentro das organizações por ser um ambiente desorganizado, com muitos objetos guardados de forma insegura e funcionários se machucando com as máquinas. É o que acontece muito em incêndios, por exemplo.

Por isso, a mudança do layout poderá evitar que funcionários se machuquem, já que máquinas estarão em locais seguros e fora da área de circulação, diminuirá os riscos de acidentes nos estoques entre diversos outros ambientes. 

Eficiência na equipe

Este recurso é um grande aliado na otimização dos processos dentro de uma empresa, melhorando os resultados da empresa. É fato que estar em um lugar organizado, que todos os equipamentos estejam de fácil acesso e bem distribuídos pelo imóvel, aumentará a eficiência dos trabalhadores. 

Como essa mudança de layout é feita?

O primeiro passo para fazer essa mudança é definir qual o melhor layout para a empresa. Para fazer esse projeto, deve-se ter em mente quais os tipos de fluxo, processos e arranjos que funcionam local de trabalho e fatores que podem contribuir para um ambiente mais agradável, organizado e produtivo. Além se preocupar com os fatores mais importantes, como a segurança, conforto dos funcionários, sinalização e facilidade de acessos às máquinas.

Para fazer a mudança de Layout, será necessário contratar uma empresa para fazer as locomoções. Já que este processo envolve a movimentação, transporte, desmontagem elétrica dos equipamentos, entre outras atividades.

Para fazer todo esse processo citado acima, é necessário ter uma equipe de peso super qualificada em diversas áreas, como mecânicos, eletricistas industriais, ajudantes técnicos, operadores, e claro, um supervisor técnico de todo o projeto.  

Além de profissionais, para fazer a locomoção de tantas máquinas e equipamentos, serão necessárias as empilhadeiras, caminhões equipados, macaco hidráulico, tartaruga giratória, alavancas, andaimes, entre outros.

Em resumo, para realizar a mudança de layout e trazer os diversos benefícios citados, será necessário a contratação de uma empresa especializada e que conta com uma equipe super qualificada. Há opções no mercado que fazem até o projeto do novo layout, além de todo trabalho “manual”.