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Recrutamento e seleção: como formar um time vencedor

Entenda mais sobre recrutamento e seleção

A maioria das empresas tem como grande objetivo crescer cada vez mais em sua área de atuação. E, para que isso aconteça, é preciso formar times vencedores, compostos por profissionais capacitados, que se encaixam na cultura da organização e que têm as características necessárias para potencializar o sucesso da empresa.

Construir esses times é na maioria das vezes responsabilidade de departamentos de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pessoas. Essas são as áreas que possuem o conhecimento necessário para avaliar cada vaga em aberto dentro da organização e selecionar os candidatos ideais para aumentar o nível profissional dos times por meio de processos de recrutamento e seleção.

É uma responsabilidade enorme, certo?

Foi pensando nisso que decidimos separar algumas dicas para ajudar você a formar um time vencedor e aprimorar os seus processos seletivos. Veja só:

  • Conheça a cultura da empresa

A experiência profissional de um candidato é muito importante para preencher os requisitos de uma vaga, mas também é preciso ter em mente que todos os profissionais devem se identificar com a missão, visão e valores da organização para que possam se adequar à cultura da empresa.

Para isso, você pode apresentar um breve histórico da organização para os candidatos durante o processo seletivo. Assim, eles têm a chance de se familiarizar com os ideais da empresa e avaliar se estão de acordo com o que é proposto.

  • Avalie o perfil da equipe antes do processo seletivo

Assim como a identificação com a cultura organizacional, também é preciso pensar em como o futuro contratado se encaixa na equipe onde trabalhará. Não basta contar com um currículo recheado se, no fim, o profissional terá dificuldades na integração com os seus colegas de trabalho. O ideal é que todos os membros do time estejam em sintonia para alcançar os objetivos estabelecidos.

Uma boa dica para conseguir essa avaliação é conversar com o gestor da área para entender que tipos de profissionais compõe o time. Assim, você tem uma visão geral do que é esperado para preencher a vaga de acordo com os outros colaboradores que já integram o departamento.

  • Conte com a ajuda da tecnologia

Você sabia que existem softwares de RH desenvolvidos especificamente para aprimorar os processos de recrutamento e seleção? Essas plataformas possibilitam que sejam realizados testes online, avaliam a personalidade dos candidatos, solicitam respostas em vídeo para que você conheça melhor os selecionados e até mesmo guardam o histórico dos candidatos para referência futura.

É possível também enviar feedbacks em larga escala para ajudar a otimizar o tempo do departamento de RH para que eles tenham mais tempo de analisar qualitativamente os profissionais envolvidos no processo. Por isso, contar com a ajuda da tecnologia é uma ótima forma de criar um time vencedor!

  • Considere diferentes perfis para a mesma área

Times são compostos por pessoas de diferentes personalidades que querem o mesmo objetivo. Por isso, é preciso considerar perfis variados, mas que ao mesmo tempo se complementam, para criar a equipe ideal.

Contrate profissionais que têm perfil de liderança, proativos, ágeis, detalhistas, criativos, que têm o pé no chão e aqueles que pensam fora da caixa. Cada uma dessas características traz benefícios diferentes para os processos da sua organização e podem ajudar a potencializar os resultados alcançados por meio do trabalho em equipe.

Tenha sempre em mente que um time vencedor é aquele capaz de juntar todas as ideias para trabalhar de acordo com uma única só meta: ajudar a organização a crescer e consolidar a sua imagem no mercado.

Como é o time vencedor da sua empresa? Conte sua experiência no espaço abaixo e aproveite para compartilhar o post nas redes sociais!