Aplicativos de emprego: saia da informalidade

Aplicativos de emprego: saia da informalidade

A taxa alta de desemprego no brasil combinada com a propagação da internet, resultou na diversidade de aplicativos de emprego. Não adianta, aquela época de procurar trabalho no jornal impresso acabou. Agora, os aplicativos tomaram esse espaço e estão dominando a oferta e procura por trabalho.

Com a crise financeira assombrando o Brasil há alguns anos, a saída para muitos foi virar motorista por aplicativo. Na última pesquisa divulgada pela Revista Exame, o Brasil possuía 22 milhões de usuários somente na Uber e 600 mil motoristas.

Mas para se tornar um motorista por aplicativo é necessário fazer alguns investimentos.  Alugar ou comprar um carro e definir um plano de internet são duas coisas certas que um motorista precisará fazer.

Porém, a internet não oferece somente oportunidade para motoristas por aplicativo. São muitos os aplicativos de emprego. Alguns são grátis, outros são pagos, uns são específicos, enfim, há uma vastidão de possibilidades. Neste artigo vamos apresentar os aplicativos de emprego que estão disponíveis em Android e IOS.

Principais aplicativos de emprego

 O primeiro aplicativo de emprego que vamos apresentar é o Indeed. O Indeed é um aplicativo totalmente gratuito e fácil de usar.

Ele possui GPS para encontrar vagas próximas; Separação de vagas ainda não vistas pelo usuário desde a última busca; Opção de selecionar características das vagas (como cargo, empresa e local); escolher o tipo de vaga: período integral, meio período, terceirizadas e estágios e ainda escrever mensagens personalizadas para cada empregador.

E uma das melhores coisas do Indeed é poder seguir uma empresa na qual tem interesse. Assim você pode ficar sempre atento a novas vagas.

O segundo aplicativo de emprego que vamos mostrar é o “Vagas de emprego”. Ele é um app grátis e tem mais de 3.000 empresas cadastradas.

Através dele você pode cadastrar seu currículo e se candidatar a diferentes cargos em várias empresas; acompanhar o andamento das suas candidaturas e acessar conteúdos que buscam ajudar os usuários a conseguir a tão sonhada vaga.

O terceiro aplicativo de emprego que vamos apresentar é Trovit. Esse app oferece algumas situações diferentes dos dois citados acima. Lembrando, o Trovit também é grátis.

O Trovit é um app totalmente personalizável no qual é possível filtrar vagas com base em uma extensa lista de critérios. Com ele, você pode favoritar vagas e configurar alertas para que quando uma vaga dentro dos seus parâmetros surgir você possa ser avisado.

Esse aplicativo de emprego reúne vagas de 46 países e possui versões em 19 línguas.

Conheça outros aplicativos de emprego

Acima, mostramos os aplicativos de emprego que são mais reconhecidos. Agora, vamos mostrar outros app que possuem outras ferramentas.

O Jora é um aplicativo que promete buscar empregos em outros sites e serviços similares Ele atua como uma espécie de editor de vagas.

Um detalhe importante é entender que o Jora não é pago, mas em alguns casos ele redireciona o candidato para uma vaga que está em um site que exige assinatura.

Aplicativo de emprego pago

Nas linhas acima apresentamos várias opções de aplicativos gratuitos. Agora, vamos mostrar um aplicativo de emprego pago. O Catho é um aplicativo de busca de vagas pago.

Mas ele tem uma condição, você até pode usá-lo por 30 dias de modo gratuito, mas para continuar usufruindo dele depois desse período é preciso fazer a assinatura.

No app, é possível cadastrar seu currículo, buscar vagas, se aplicar para empregos e, até mesmo, conversar com os recrutadores. Muitas vagas são anunciadas com exclusividade na Catho, o que aumenta o número de oportunidades.

O InfoJobs segue praticamente a mesma linha da Catho, com uma diferença pequena. O InfoJobs pode ser usado de forma gratuita ou paga. Porém, algumas vagas só podem ser visualizadas quando se é assinante.

A própria empresa informa que 17 mil empregadores anunciam suas vagas e há uma média de 70 mil vagas de empregos oferecidas mensalmente.

O aplicativo da InfoJobs oferece visualização dos salários oferecidos; opinião de empregados das empresas anunciantes e avisos no andamento das candidaturas.

Aplicativo de emprego voltado para língua inglesa

O Fiverr é um aplicativo gratuito voltado para freelancers. O app exige um inglês básico para operá-lo, já que não tem versão em português.

Para quem almeja disputar vagas em outros mercados, o Monster Job Search é uma ótima ferramenta. Este aplicativo é voltado para oportunidades de emprego nos Estados Unidos, listando vagas em todo o país.

Uma coisa bem legal do Monster Job Search é a possibilidade de encontrar as mais variadas vagas de emprego, de motorista de caminhão a profissionais da saúde.

Aplicativo de emprego mais tradicional

O aplicativo do SINE funciona como um classificado de empregos na internet, possibilitando que empregadores divulguem suas vagas e que empregados encontrem uma oportunidade. Segundo o desenvolvedor, mais de 4 mil novas vagas são anunciadas diariamente em todo o país.

O aplicativo do SINE está disponível para dispositivos Android e iOS e é gratuito.