No momento, você está visualizando Dicas para aprender a se tornar um freelancer de sucesso

Dicas para aprender a se tornar um freelancer de sucesso

A vida de um freelancer não é simples. Muitas vezes, é preciso atender mais de um cliente por vez e realizar tarefas diversas nem um pouco simples. Entretanto, quem busca ser um freelancer tem a vantagem de poder controlar seus próprios horários e ser chefe de si próprio. Justamente por isso, o número de pessoas que busca começar a trabalhar dessa forma só vem aumentando.

Para não ser pego de surpresa na vida agitada e nem um pouco fácil de um freelancer, quem está começando agora na carreira pode seguir as dicas a seguir, pois elas deixarão seu trabalho muito mais fácil e prático. Confira:

1) Monte um portfólio

A primeira coisa que um freelancer precisa fazer é começar a montar um portfólio chamativo. Nessa hora, o ideal é ter em mãos seus principais trabalhos e elencá-los em nível de importância, fazendo com que os mais relevantes fiquem em destaque para que seus clientes.

Quem não possui muitos trabalhos, mas ainda assim quer se destacar no mercado de freelancer, pode fazer alguns serviços voluntários para OGNs e instituições. Redatores podem se oferecer para elaboração de campanhas para essas organizações, enquanto designers podem se focar na criação de logotipos e outros materiais visuais.

No final, é possível utilizar toda essa produção no portfólio e ainda destacar que eles foram realizados a partir de serviço voluntário.

2) Organize seu tempo

Todo freelancer precisa aprender a organizar seu tempo e elaborar uma rotina de trabalho. O ideal é criar um cronograma diário de tarefas, sendo fazendo pequenas pausas para descanso entre elas.

Deve-se também revisar os trabalhos realizados todos os dias, para verificar o que foi feito e o que ainda está pendente no cronograma.

3) Cadastre-se em várias plataformas de trabalho

A internet está cheia de sites e plataformas focadas em serviços para freelancers. Quem busca crescer nesse mercado precisa se cadastrar em várias delas, pois isso amplia o número de clientes com os quais se pode entrar em contato.

Além disso, essas plataformas costumam enviar e-mails diários com recomendações de trabalho com base no perfil do freelancer.

Por isso, vale a pena ter um e-mail de trabalho só para o cadastro nessas plataformas. Desse modo, as mensagens enviadas pelas plataformas não se misturam com e-mails pessoais, facilitando a organização do trabalho.

4) Busque sempre se aperfeiçoar

O mundo está em constante mudança e por isso as competências do mercado de trabalho se modificam a toda hora. Quem trabalha como freelancer precisa ficar de olhos nessas transformações e se aperfeiçoar com frequência.

Para isso, é preciso participar de cursos, palestras e workshops focados em temas que aprimorem as habilidades do freelancer e melhore suas competências.

5) Aprenda a se relacionar com sua clientela

Faz parte do dia a dia do freelancer negociar novos serviços e contratos diretamente com clientes de todos os tipos. Por isso, é importante saber se comunicar bem e estabelecer uma relação de confiança através da cordialidade e do diálogo.

Assim é possível fidelizar diversos clientes e fechar trabalhos com mais facilidade.