Tudo que você precisa saber sobre plano odontológico para empresas

Tudo que você precisa saber sobre plano odontológico para empresas

O número de empresas que têm contratado convênios de saúde e odontológico para os seus funcionários está crescendo cada vez mais. Essa foi uma das maneiras que encontraram para reter os seus talentos.

Mas o que isso significa? O principal benefício empresarial que as pessoas estão buscando nas empresas é, exatamente, sobre planos de saúde. Isso mostra a importância que os colaboradores dão, muitas vezes vindo antes mesmo de questões salariais.

Sendo assim, oferecer um plano com plano de saúde para os seus funcionários – além também outros benefícios empresariais – tornou-se uma estratégia essencial para aquelas empresas que desejam diminuir a rotatividade e a redução de turnover.

Quer entender um pouco mais sobre os benefícios – ou não – de adquirir um plano odontológico para os funcionários da sua empresa? Continue lendo!

Principais vantagens

O que alguns não sabem é que oferecer um convênio odontológico e de saúde para os seus funcionários pode trazer alguns benefícios para a sua empresa.

O primeiro e principal deles é o zelo com a saúde e bem-estar do seu funcionário. A partir do momento que um colaborador tem um convênio e consegue realizar as suas consultas rotineiras, as chances dele ter algum problema de saúde são poucos – o que é bom para os dois lados!

Da mesma forma, as pessoas que não possuem convênios, muitas vezes ficam meses com algum problema ou doença, por não ter um plano odontológico e não querer ir nos hospitais públicos, o que faz com que a produtividade se reduza, por conta da falta de bem-estar.

Por outro lado, caso o indivíduo tivesse um convênio odontológico empresarial, seria muito mais fácil do problema ser resolvido logo nos primeiros dias, pelas consultas mais rápidas e pronto-atendimento de qualidade, fazendo com que a situação não chegasse a ser agravada.

Além disso, uma vez que os convênios são oferecidos muitas vezes para o funcionário e seus familiares, também reduz as chances de ocorrer abstinência ou afastamento por conta de seus problemas de saúde e da família.

O que eu preciso saber?

Bom, antes de contratar um convênio para os funcionários da sua empresa, é importante perceber e avaliar alguns pontos que podem fazer a diferença no momento da escolha do plano.

Rede referenciada

A rede referenciada são os consultórios, clínicas, hospitais e laboratórios que têm cobertura para atender o seu convênio. Sempre antes de contratar um serviço como o plano odontológico, é importante realizar uma breve avaliação sobre isso.

Afinal, do que adianta oferecer um convênio para os seus funcionários, se as clínicas que atendem só ficam do outro lado da cidade? Imagine um colaborador que faz tratamento semanal por conta dos seus aparelhos dentários, levando horas para chegar do consultório para a empresa.

Ou, pior ainda, e se esses locais não são de qualidade?

Isso tudo pode levar a diferentes problemas, o que torna essencial a escola de um bom plano de saúde, garantindo que o seu colaborador será bem atendimento em qualquer situação.

Faixa etária dos colaboradores

É sempre bom lembrar que os convênios médicos e odontológicos ficam mais caro conforme a idade do beneficiário. Por conta disso, é essencial que a empresa atente-se a esse fato antes de contratar um plano.

Isso porque, ao trazer diferenças nos valores, pode bagunçar o planejamento financeiro que tinha sido feito previamente, não considerando essa questão.

Além disso, é sempre importante verificar o que a Agência Nacional de Saúde Suplementar tem a dizer sobre essa questão: para o plano de saúde, as pessoas são divididas entre diferentes parcelas, sendo a primeira dos 0 aos 18 anos e a última a partir dos 59.

Segundo a ANS, o valor cobrado da última parcela (pessoas acima de 59 anos) não pode ser seis vezes maior que o da primeira parcela. Isso mostra a importância de realizar diferentes pesquisas e comparar valores ao escolher um convênio.

Estado civil

Outra questão importante a ser analisado, principalmente caso a empresa queira dispor do benefício também para os familiares dos funcionários, garantindo um maior bem-estar para toda a família.

Nesse momento, o essencial é ser atento. Deve ser analisado o estado civil de cada colaborador, assim como a quantidade de filhos que têm, uma vez que eles também entram como dependentes no convênio de saúde.

Para fazer a inclusão dos membros familiares no plano de saúde odontológico, é necessário que a empresa solicite alguns documentos ao colaborador, como: certidões de nascimento dos filhos, como também certidão de casamento ou de união estável do casal.

Planos diferentes para cada empresa

Algo que é importante entender é que as organizações que buscam dar o benefício do plano odontológico são de tamanhos variados, de pequenas às grandes, o que faz com que os planos escolhidos para cada uma sejam diferentes.

Por mais que os donos e gestores de uma empresa pequena queiram muito dar esse benefício empresarial para os seus colaboradores, os valores são muito altos. Uma das maneiras de diminuir isso, é o esquema da coparticipação.

Nesses casos, a empresa paga uma parcela mensal para o plano de saúde, que custam ser menores valores, enquanto o colaborador irá pagar uma porcentagem pelo que for utilizado no convênio – seja consulta, exames ou até mesmo medicações.

Por conta disso, é sempre importante procurar nas operadoras diferentes opções de pagamentos, negociando também os valores, coberturas e vantagens.

Isso inclui avaliar quais serão os procedimentos de cobertura, além dos obrigatórios estabelecidos pela ANS. Imagine o valor de um plano que faça cobertura completa, até mesmo tratamentos como aparelho ortodôntico ou até mesmo preenchimento labial? O preço seria absurdo, não é mesmo?

Sendo assim, é sempre bom entender quais são os procedimentos fundamentais para os seus funcionários, avaliando também questões como doenças crônicas prévias. Dessa forma, os seus colaboradores ainda terão de garantia os seus benefícios, sem ficar muito pesado para o seu bolso.

Deu para entender um pouco mais sobre as vantagens de investir em um plano odontológico para os seus funcionários, assim como outros benefícios empresariais?

Dessa forma, além da melhor qualidade de vida e bem-estar, ele estará pronto para um dia produtivo pela frente, sem nenhum problema de dor de dente, ou então de outras questões de saúde com o que se preocupar.