Consultor SEO: O que é e o que faz?

Consultor SEO: O que é e o que faz?

O que é um consultor de SEO?

O consultor de SEO é responsável por coordenar e implementar todas as estratégias de SEO e SMO para os sites dos clientes.

A tarefa do consultor SEO é analisar a fundo esses sites e seus links de entrada, para que as páginas estejam bem posicionadas nos motores de busca.

Essa consultoria SEO integral de um site tem como objetivo principal gerar tráfego de qualidade orgânica, oferecer uma melhor experiência do usuário e aumentar as conversões.

O  Trabalho diário de um especialista em SEO mudou muito com o tempo e hoje em dia pode-se dizer que requer boas habilidades de análise da web e ser capaz de realizar uma auditoria de SEO para trabalhar mais tarde, o SEO On Page e Off Page.

E o que faz um Consultor SEO?

As responsabilidades de um consultor de SEO foram se expandindo com o tempo e agora cobrem diferentes áreas de marketing e canais de marketing.

A responsabilidade principal do Consultor SEO é:

  • Alcançar melhores classificações nos motores de busca
  • Melhorar as taxas de conversão.
  • Realizar um acompanhamento contínuo da página web.

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25 Tarefas essenciais de um consultor SEO

Eis aqui uma lista de 25 tarefas essenciais para qualquer profissional da área:

1- Compreender os objetivos de marketing do cliente: Antes de considerar qualquer estratégia de SEO, você precisa saber quais são os objetivos do cliente e a situação atual de sua empresa.

2- Otimização SEO de sites: Análise SEO OnPage, tags H, estrutura web, controle de velocidade de carregamento do site, etc.Em outras palavras, você deve certificar-se de que o conteúdo seja indexável.

3- Pesquisa e Análise de Palavras-Chave: Você precisa fazer um estudo detalhado das palavras-chave e pesquisar palavras-chave de calda longa para tentar alcançar o topo com a palavra-chave principal.

Uma das chaves é encontrar palavras-chave com um menor grau de concorrência, mas com um alto volume de pesquisas e um alto valor comercial.

4- Experiência do usuário (UX): Otimizar seu website para que seja o mais intuitivo possível para que o usuário possa navegar, seja bonito e tenha uma rápida velocidade de carregamento.

Isto ajuda a evitar que o visitante não saia da página, aumentando o tempo de permanência e o CTR.

Isso ajudará a garantir um bom posicionamento nos resultados dos mecanismos de busca (SERPS).

5- Encontrar problemas técnicos de SEO no site e resolvê-los: O consultor de SEO deve fazer uma boa análise para encontrar erros 404, 301/302 páginas de redirecionamento, erros de digitalização, links quebrados, erros de servidor, conteúdo duplicado, etc.

6- SEO local: Se um cliente tiver um negócio local é um pré-requisito para trabalhar no SEO local do projeto e ver se está inscrito no Google My Business.

Ou seja, se seu site da web também oferece um serviço em uma área geográfica determinada, ou tem um negócio local, você pode ajudar a encontrar clientes potenciais que buscam seu negócio em uma determinada área.

7- Auditoria completa do site: Diagnosticar todos os problemas do site, certifique-se todos as páginas estão indexadas, códigos HTML, o conteúdo duplicado do site, autoridade do domínio utilizando a ferramenta Moz e quantidade de palavras-chave.

8- Mais informação sobre as tendências de SEO: Um bom consultor de SEO deve sempre estar informado sobre as atualizações dos algoritmos do Google e as novas tendências e práticas de SEO.

9- Redação de SEO. Também precisa de ter uma certa habilidade para escrever em um tom de conversa em linguagem natural.

Deve ser capaz de escrever um título eficaz e atraente para o clique, usando as palavras-chave no início dos parágrafos e escrever descrições meta marcantes.

10- Estratégia de Conteúdo SEO. Também é interessante que o consultor de SEO seja capaz de fazer um calendário editorial para tentar aumentar o tráfego orgânico da página.

11- Melhorar o conteúdo existente no site: faça uma análise do seu site e melhore o conteúdo existente e, acima de tudo, detecte o conteúdo que não gera tráfego e tome uma decisão sobre o que fazer com ele.

12- Melhorar o Chamado para a Ação (CTA): Tente adicionar estas chamadas, incentivando o usuário a clicar e interagir com a web.

Se verificar que não está funcionando, faça alguns testes posicionando melhore estes botões e melhorando a experiência do usuário.

Em outras palavras, um bom consultor de SEO também deve se concentrar na otimização de conversão (CRO) e realizar vários testes A / B para ver o que funciona melhor.

13- Conhecer os Sistemas de Gestão de Conteúdos (CMS): compreender as vantagens e desvantagens de cada um dos diferentes CMS sua capacidade e como otimizá-los para SEO.

Os CMS mais populares são: WordPress, Drupal ou Joomla.

14- Design e desenvolvimento web: Conheça os processos de desenvolvimento web, codificação HTML, folhas de estilo (CSS), usabilidade e gráficos.

O consultor de SEO não deve ser um web designer, mas ele ou ela deve dar ao web designer as diretrizes para projetar um site otimizado para SEO.

15- Comércio eletrônico. Compreender os aspectos fundamentais do comércio eletrônico, os serviços de processamento de pagamentos on-line e as características das diferentes plataformas para criar lojas online.

16- Uso eficaz das ferramentas de SEO: Conhecer as diferentes ferramentas de SEO e, sobretudo, ir além dos dados, saber interpretá-los e tomar decisões com base neles.

17- Otimização de links internos: Também é necessário saber como implementar uma estratégia de conexão interna.

Isso servirá, principalmente, para aumentar o tempo do usuário no site, reduzir a taxa de rejeição e, acima de tudo, distribuir o link juice entre as diferentes páginas.

18- SEO Offpage: SEO off page se refere a todas as ações que você pode tomar fora da web para aumentar a autoridade da página.

Há várias estratégias para fazer SEO Offpage, mas tudo se pode resumir-se em estratégias para obter links de qualidade, com o objetivo final de aumentar a visibilidade do seu domínio.

19- Configurar Search Console: É essencial que um consultor SEO, ao iniciar um projeto, se assegure de que o site do cliente está configurado no Console de Pesquisa do Google.

É com esta ferramenta que se obtém informações sobre como o Google mostra o seu site e como otimizar o desempenho nos resultados de pesquisa.

No caso que o site seja eventualmente penalizado, com o Search Console, você poderá entender a razão e resolvê-lo.

20- Identificar KPIs: Quando um consultor de SEO inicia um novo projeto, o primeiro passo é ver se todas as propriedades são criadas no Search Console, mas o próximo passo é ver se você tem a conta criada no Google Analytics.

Isso parece essencial, mas não se fez em muitas ocasiões (especialmente para as pequenas e médias empresas).

A partir daí, devem-se estabelecer os principais KPIs no marketing de projetos para medir posteriormente, se a estratégia de SEO está funcionando ou não.

21- Adequar-se na busca móvel: muito importante! A navegação na Internet é cada vez mais por smartphones.

A Pesquisa por Voz vai ser uma das grandes mudanças que vão ocorrer nos próximos anos no que se refere a SEO, por isso, será imprescindível otimizar o site para que ele se adapte a pesquisa por voz.

22- Segurança do site: especialmente para os sites que vendem através da Internet, é essencial ter o código de segurança SSL, por que se não tem, o consultor SEO deve ser responsável por realizar a migração da página web.

23- Explicar ao cliente a importância de se fazer SEO: um dos pontos que muitas vezes é ignorado e que é realmente mais complicado do que parece.

O cliente está interessado nas vendas, mas o consultor SEO deve ser capaz de fazer compreender o que seu cliente precisa para aumentar as vendas, uma estratégia a médio e longo prazo deve ser levada em consideração.

24- Criar relatórios. Por último, você terá que fornecer ao cliente vários relatórios mensais de SEO detalhando as ações que foram feitas e como melhorou o posicionamento web.

Estes relatórios não devemos esquecer de mencionar como melhoraram as vendas da empresa, como já dissemos, são os dados que mais interessam ao cliente.

25- Analisar a concorrência. Por último, o especialista em SEO deve sempre fazer uma análise da concorrência para analisar suas melhores práticas, estudar quais as páginas que trazem mais tráfego orgânico, a partir de onde se conecta e quais links são de qualidade, etc.

Além das 25 funções de consultoria de SEO que acabamos de ver, como recomendação também gostaria de acrescentar reuniões regulares com os clientes para extrair informações sobre os objetivos de negócio da empresa.

É também um bom ponto de partida para que o cliente entenda e conheça o tema, para que possa reconhecer o valor de seu trabalho.

Agora eu gostaria de responder a uma pergunta muito importante para aqueles que estão pensando em se tornar um profissional de SEO ou que estão considerando a possibilidade de contratar um especialista em SEO para fazer o trabalho em seu site.

Infográfico Consultor SEO

Por que devo contratar um especialista em SEO?

Hoje em dia, se você tem um negócio ou um projeto, é impensável ter um site.

Trabalhar a marca de uma empresa de maneira online pode ser muito eficaz se você tem bons profissionais envolvidos em seu negócio.

Contratar um consultor de SEO irá ajudá-lo a obter tráfego de qualidade que lhe permitirá aumentar as conversões da sua empresa.

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Listamos 6 razões pelas quais se deve contratar um consultor de SEO:

1. Entender o tráfego do Site e aumentar as conversões

Porque você tem um site, você não receberá nenhuma chuva de clientes, antes você tem que ficar bem posicionado para ser encontrado.

Dependendo do nicho de seu projeto será mais ou menos caro colocar o seu site nas primeiras páginas dos buscadores, o que está claro é que, se você não sabe como desenvolver uma estratégia de SEO, os clientes não vão chover no site de sua empresa.

Uma das vantagens mais importantes na hora de contratar um consultor de SEO é que ele analisará suas visitas para saber de onde vêm, quais as páginas que eles vão, as ações tomadas na web, quanto tempo ficam.

Assim, a analisar o tráfego web, poderá detectar onde ocorrem as perdas e otimizar o CRO.

Algumas técnicas de SEO podem ter um efeito sobre a classificação da página, mas as ações não acabam com vendas.

Um especialista em SEO é capaz de atrair tráfego qualificado, com um alto potencial de conversão.

2. Poupe tempo e dinheiro.

Contratar um especialista em SEO vai lhe poupar tempo e dinheiro a médio e longo prazo.

Pense que um especialista em SEO precisa saber quais são as técnicas mais eficazes na hora de colocar um site no Google, já que tem estudado as mudanças de algoritmos durante muito tempo e experimentando com diferentes técnicas.

Você pode beneficiar-se de todo o conhecimento que o especialista em SEO já tem.

3. Você terá um roteiro para o crescimento orgânico do negócio.

Uma das principais funções do especialista em SEO é fazer uma auditoria para ver quais são os defeitos mais importantes que impedem o crescimento orgânico de sua marca.

Parece contraditório, mas muitas vezes para aumentar o número de visitas a um site, é necessário eliminar páginas e resolver problemas.

O consultor de SEO irá fornecer-lhe um relatório com todas as ações que você precisa para resolver problemas.

4. Vai ajudá-lo a aumentar as vendas e alcançar um maior retorno do investimento.

Um profissional de SEO deve também entender o fluxo, desde que um cliente entra em uma página de vendas, adicione um produto ao carrinho e concluir o processo de vendas.

Dentro deste processo pode ter perdas que precisam ser detectadas e isso só pode ser alcançado se for feito uma análise do processo de vendas.

Além disso, ter mais tráfego da web não significa, necessariamente, mais vendas, mas tem que ser tráfego qualificado como dissemos no início.

5. Os algoritmos dos mecanismos de busca estão sempre atualizados

Quando o Google muda um algoritmo, é normal que as SERPs mudem muito.

Um consultor de SEO sempre estará atento a essas atualizações e mudará as estratégias e técnicas em conformidade.

6. Profissional SEO aumenta a credibilidade e popularidade de sua marca:

Ser considerado como uma empresa que gera credibilidade e popularidade é essencial para sobreviver no mundo on-line e para projetar a imagem da marca.

O mero fato de estar no topo do Google já é um sinal de confiança para grande parte das pessoas.

O Consultor SEO deve ter uma ampla gama de competências e conhecimentos.

Para aprendê-los você precisa de tempo e preparação, se você é dono de seu próprio negócio, ou você está entrando ou já está no mercado online, você pode desenvolver algumas ações de SEO, mas se você quer conseguir um trabalho profissional, o melhor que você pode fazer é contratar uma empresa especializada ou um freelancer que posicionará o seu site na web, oferecendo resultados tangíveis.

 

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