O que é um Consultor de Marketing Digital e quais são suas funções?

O que é um Consultor de Marketing Digital e quais são suas funções?

O setor de marketing digital está em constante evolução, como demonstram as novas profissões que estão surgindo com o tempo.

Uma das principais funções que as empresas estão tentando contratar é o Consultor de Marketing Digital, já que é responsável por garantir que a estratégia de marketing digital da empresa funcione e que se alcancem os objetivos.

Para que não tenha dúvidas sobre este perfil profissional, nós vamos dizer hoje o que é um Consultor de Marketing Digital e quais são suas principais funções.

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O que é um Consultor de Marketing Digital?

O Consultor de Marketing Digital da empresa é o principal responsável pela implementação do Plano de Marketing Digital e de sua posterior implementação.

Portanto, também tem a tarefa de estabelecer os principais KPIs em marketing e informar-se sobre eles para ver se foram alcançados os objetivos ou se é necessário repensar a estratégia.

pesquisa consultor marketing digital

Além disso, segundo o estudo das 25 principais Profissões Digitais realizado por alguns fóruns do exterior, a profissão de Consultor de Marketing Digital foi a mais demandada no setor de marketing digital com 31% das ofertas.

Então, é um função de marketing barata que as empresas estão tentando preencher.

Consultor de Marketing Digital vs Gerente de Marketing é a mesma função?

Devemos distinguir as duas figuras no campo da estrutura empresarial do Marketing Online: Consultor de Marketing Digital e Gerente de Marketing.

Este último planifica a estratégia para desenvolver o plano de marketing digital e o Consultor de Marketing Digital inicia, controla e coloca em ação para atingir os objetivos definidos.

No entanto, para atingir os objetivos de marketing da empresa, deve ter fluência entre os dois profissionais do marketing.

Porque, se os objetivos não forem cumpridos, o Consultor de Marketing Digital deve entrar em contato com o Gerente de Marketing para aplicar as ações corretivas e redefinir a estratégia inicial.

Na Empresariado Web, nós procuramos nos adaptar aos nossos clientes, realizando as duas funções para atingir os objetivos de marketing que nossos clientes desejam.

Analisamos o projeto, e recomendamos ao cliente o que focar na sua estratégia no marketing digital, mas sem esquecer o marketing tradicional, porque acreditamos que a mistura de ambos, nos levará ao sucesso.

Características do Consultor de Marketing Digital

Inicialmente, destacamos as características do Consultor de Marketing Digital para enfrentar qualquer tarefa, como:

Destaque – O Consultor de Marketing Digital é proativo e flexível para executar funções multitarefas.

1. Análise de tendências e desenvolvimentos do setor.

O CMD precisa estar atualizado com todas as tendências e mudanças no nicho de mercado onde opera a marca da empresa.

Funções do Consultor de Marketing Digital

Manter-se atualizado com as mudanças, às vezes, lhe permitirá estar à frente da concorrência e ter um maior impacto com suas campanhas.

2. Análise e controle de concorrência.

Um dos pontos principais de um plano de marketing digital é a análise da concorrência, também chamado de benchmarking.

Precisamos saber o que a concorrência está fazendo e quais são suas melhores práticas.

Isso é essencial, nunca devemos esquecer nossos concorrentes.

➡ 3. Um bom Consultor de Marketing Digital também deve trabalhar com a estratégia de branding da marca para melhorar:

  • Visibilidade da marca
  • Imagem com os usuários
  • Melhorar a reputação on-line

Depois de tudo, o usuário é quem decide e tem a última palavra, por isso temos que cuidar para ter uma boa imagem da marca e uma excelente reputação online.

Por exemplo para melhorar a imagem de marca é bom combinar com o marketing offline, o networking essa seria uma fórmula adequada para propósito.

➡ 4. Criar conteúdo de qualidade para as plataformas escolhidas na estratégia inicial.

O consultor de marketing digital deve ser responsável por criar a estratégia de conteúdo da marca.

Há que se lembrar que, para aumentar o alcance e o compromisso com os clientes, é necessário adaptar o conteúdo para cada canal.

O que funciona em um canal não necessariamente tem que funcionar em outro.

Alguns dos conteúdos seriam: blogs, fotos, vídeos, guias, seminários on-line, ebooks, estes últimos focados em como conseguir cadastros.

Este conteúdo pode ser aplicado tanto a ações de marketing online como offline.

Como exemplos de marketing offline podemos destacar:

  • A realização do dossiê da empresa como suporte para qualquer campanha comercial durante as visitas de nossa equipe.
  • Chamadas comerciais como ações de telemarketing.
  • A criação de flayers para apoiar eventos: conferências, palestras de formação e networking.

➡ 5. Inbound marketing: com Base no conteúdo como falávamos no início, concentramos na nossa estratégia de marketing de Inbound marketing para captar tráfego e conseguir a conversão final ou vendas.

Inbound marketing

Portanto, o consultor de marketing digital da empresa também será responsável por desenvolver uma estratégia de Inbound marketing para cada um dos passos em que se encontra o seu cliente.

➡ 6. Outra das principais funções do Consultor de Marketing Digital é definir a estratégia nas redes sociais da empresa.

Portanto, isso inclui também a gestão dos perfis sociais da marca.

Para isso, será imprescindível ter definido previamente nossos clientes potenciais e selecionado as plataformas em que devemos ter uma presença social.

Criar um calendário de publicações de redes sociais que inclua os temas mais interessantes para o nosso público-alvo.

➡ 7. Estabelecimento do Orçamento de Marketing.

Um dos postos-chave na hora de criar uma estratégia de marketing é também definir o orçamento para cada uma das áreas que compõem a estratégia.

➡ 8. A medição de resultados e a seleção de KPIs deve ser a base de qualquer CMD.

O Consultor de Marketing Digital deve ser responsável por projetar um quadro que inclua os principais indicadores chave de desempenho (KPI) para verificar se foram alcançados os objetivos.

Se não forem atingidos, o consultor é responsável de informar ao gerente de marketing, para que possa tomar as medidas corretivas necessárias.

Solicite um Orçamento

Perfil e Características do Consultor de Marketing Digital

Além dessas características, o consultor deve ser capaz de ouvir o usuário em qualquer canal em linha com a estratégia digital.

Quanto à formação, o ideal seria ter uma graduação em Marketing ou Publicidade completada com uma Pós-Graduação em Marketing Digital.

No que diz respeito ao conhecimento, um bom Consultor de Marketing Digital deve ter experiência nestas áreas:

1 – Marketing Digital: em reciclagem contínua em busca de novas tendências para aplicar às suas funções habituais.

2-  Comunicação: Lembre-se de que uma das vantagens do marketing online é a sua funcionalidade bidirecional.

Por esta razão, deve ser capaz de manter uma comunicação fluida com a comunidade ou seguidor em um nível mais curto, e, claro, com o grupo de trabalho interno.

Comunicação Fotográfica

Tem que ser capaz de desenvolver campanhas:

  • SEO: Onpage e Offpage.
  • SEM: Seria ideal ter a certificação do Google Adwords Partner.
  • Social Media: monitorar o Plano de Social Media e gestão da comunidade com os objetivos definidos.
  • Social Ads: Campanhas de publicidade em redes sociais.
  • E-mail Marketing: Informar sobre novos serviços ou produtos e fidelizar os clientes.
  • Branding: ser versátil, também chegar ao marketing offline: eventos, networking, etc.

Ferramentas que o Consultor de Marketing Digital deve saber

O Consultor de Marketing Digital também precisa conhecer uma série de ferramentas de marketing digital para tornar seu trabalho mais eficaz

Além disso, lembre-se que deve ter a capacidade de controlar qualquer ação para atingir o KPIS estimado e avaliar a evolução da campanha, mostrando habilidades e sendo analítico para interpretar os dados e garantir o sucesso de cada campanha.

Algumas das principais ferramentas de SEO e os meios de social media seriam:

Redes Sociais:

  • Tweetdeck
  • Buffer
  • Bitly
  • Google Alert
  • Feedly
  • Metricool
  • Hootsuite
  • Audiences
  • Twitter Analytics

SEO:

  • Mozbar
  • Siteliner
  • Ahref
  • GTMetrix
  • SEMRUSH
  • Copyscape
  • Search console
  • Brokenlinkcheck
  • Analytics
  • Screaming Frog

No entanto, um CMD precisa conhecer muitas outras ferramentas, você nos ajudará a completar a lista? Quais outras ferramentas considera essencial?

Qual é o valor para contratar um Consultor de Marketing Digital?

Para conversar em um ambiente econômico, o valor para contratar um Consultor de Marketing Digital depende da empresa, a responsabilidade e a experiência de trabalho da pessoa.

De acordo com o estudo mencionado no início do artigo, o Consultor de Marketing Digital cobra, em média, entre 50.000 e 120.000 R$ por ano.

Então, se você procura o trabalho de um consultor em marketing, este é um dos perfis profissionais mais procurados.

Segundo o estudo, é uma das posições de marketing mais rentáveis do mercado, é um bom ponto de partida para saber quanto custa um consultor de marketing digital.

Conclusões

Antes de aprofundar-se, a chave é ser proativo.

Esteja entusiasmado com qualquer projeto, único e aplique-a contas com as quais colabora.

Ter uma boa formação profissional e estar disposto e em contínua renovação profissional.

Seja curioso, siga ampliando o conhecimento, uma das principais características do marketing digital é ficar em dia com as últimas tendências, tanto em conteúdo como em ferramentas para facilitar as funções diárias do Consultor de Marketing Digital.

Entenda o que você quer transmitir ao Gerente de Marketing e cumpra com os prazos estabelecidos na estratégia digital para atingir os objetivos.

Ser críticos na avaliação do desenvolvimento de suas funções e, assim, pode fazer qualquer correção e ajustar as métricas para fazer mudanças que resolvam os problemas que possam surgir.

Desta forma, podemos fazer com que qualquer recurso se ajuste ao orçamento, poupar dinheiro e otimizar o tempo.

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